09 JUN 2010
Fundo Social assina convênio para Praça do Idoso e curso de capacitação e geração de renda

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, Rachel Cury, assinou nesta terça-feira [8] convênios junto ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo [Fussesp] para a liberação de recursos que serão aplicados em dois projetos.

Um contempla o investimento de R$ 12 mil para transformar a Praça Alexandre Fleming [em frente ao Hospital Sorocabana], no Jardim Paraíso, em um espaço voltado ao idoso. A “Praça de Exercícios do Idoso” foi criada pelo Fussesp, com o principal objetivo de prevenir quedas.

Ela é composta por cinco estações com placas auto explicativas para a realização segura dos exercícios de prevenção. São elas: Estação Barras Paralelas [Facilita a marcha e melhora o equilíbrio]; Estação Senta-Levanta [Fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento];

Estação Rampa-Escada [Aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento]; Estação Ergometria [Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas]; Estação Placa Giratória [Melhora/mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço]; e a Estação Escada para Dedos [Melhora/mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço].

“Estávamos negociando o convênio da Praça desde o ano passado e com certeza será um espaço maravilhoso numa região com uma dos maiores concentrações de idosos em Botucatu”, comenta Rachel.

Já o segundo convênio destina recursos no montante de R$ 15 mil para estruturar o projeto de geração de renda intitulado “Cozinha Sabores da Gente”. O mesmo oferecerá capacitação no ramo alimentício a pessoas de baixa renda. “Nos primeiros seis meses iremos trabalhar com um grupo de dez pessoas, que através de cursos terão condições de aprender a fazer salgados, doces e outros tipos de pratos para comercialização. Com o dinheiro deste convênio iremos equipar um prédio que estamos negociando na área Central com fogão, geladeira, freezer, entre outros utensílios que serão utilizados neste curso de capacitação”, diz a presidente do Fundo Social.

Rachel, presidente do Fundo Social de Botucatu, assina convênio ao lado do prefeito de Botucatu João Cury Neto e o chefe de gabinete do Fussesp, Murilo Geanini Bertolotti

Foto: Fernando Fernandes Lambert