13 AGO
CINECLUBE PARATODOS: EXIBIÇÃO ´´O DIA DA POSSE´´
Início: 13/08/2022 às 18h00
Encerramento: 13/08/2022 às 19h00
Local: Auditório da Pinacoteca Fórum das Artes, (localizado na rua General Telles, 1040, Centro).
CINECLUBE PARATODOS

EXIBIÇÃO: O DIA DA POSSE

Essa semana tem sessão!

E não poderia ser mais especial...

Quando: Sábado, dia 13/08/2022, às 18h.
Onde: Auditório da Pinacoteca Fórum das Artes, (localizado na rua General Telles, 1040, Centro).

ENTRADA GRATUITA

Essa ação é promovida pelo Ponto de Cultura Bem Te Vi Cultural / Associação Comunitária João de Barro e do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC LAB 51/2021), em parceria com o Cineclube Paratodos, o Laboratório de Estudos e Criação em Arte e Educação da Universidade Federal de São Carlos e com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e a Pinacoteca Fórum das Artes.

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Em “O dia de posse”, Allan Ribeiro nos apresenta um documentário que se abre ao campo ficcional. Nesse sentido, enquanto acompanhamos a trajetória de Brendo Washington, no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, acontece, também, um encontro de uma possibilidade de cinema – e o que pode a imagem em um contexto fílmico. Se, na quarentena que vivemos em decorrência da transmissão do SARS-CoV-2, fazer imagens e dar a ver a nossa vida cotidiana se tornou uma forma de se manter no tempo, ser visto e ser lembrado, o longa-metragem de Ribeiro ultrapassa a dimensão confessional por meio da fabulação. A câmera e a imagem permitem não apenas tentar trespassar os desafios que existem no isolamento, mas tentar sonhar com um mundo outro, em que haja um cenário político distanciado do Brasil contemporâneo. Fazer um filme caseiro se situa, assim, como ferramenta de resistência em um cenário distópico, no qual morrem milhares de brasileiro diariamente na crise sanitária vivida na vigência da pandemia no país. (texto de Laís Ferreira)

_________________________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA