02 JUL
CINECLUBE PARATODOS: EXIBIÇÃO “A IMAGEM QUE FALTA”
Início: 02/07/2022 às 18h00
Encerramento: 02/07/2022 às 19h30
Essa semana tem sessão!

E não poderia ser mais especial...

QUANDO: 02/07/2022 às 18h;
ONDE: Auditório da Pinacoteca Fórum das Artes (localizado na Rua General Teles, 1040, Centro);
ENTRADA GRATUITA.

Ação realizada com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu

SOBRE O DOCUMENTÁRIO

Documentários que se propõem históricos geralmente recorrem a imagens de época para dimensionar o discurso.

O cineasta Rithy Panh, viveu na pele os anos em que o Camboja foi governado pelo Khmer Vemelho – como ficou conhecido o regime de seguidores do Partido Comunista do Kampuchea – entre (1975 e 1979). Portanto, na condição de testemunha presencial, tem propriedade não apenas para resgatar fragmentos do passado de maneira crítica, mas também para mostrar ocorrências à margem do registro oficial. Ao invés de dramatizar com atores e inserir “ficção”, ele recorreu com muita originalidade à reconstrução de sua lembrança através de bonecos de argila. Tal expediente não apenas alude à infância do cineasta, mas, por associação, confere peso à palavra que o acompanha em A Imagem que Falta.

A Imagem que Falta, como bem sugere o título, se ocupa de dar corpo aos acontecimentos que ocorreram longe das câmeras contratadas para fazer coro à ideologia vigente. É um verdadeiro caso de arqueologia, no qual a memória desempenha papel fundamental. A exumação do passado parte da esfera pessoal à dimensão histórica, pois Panh discorre a partir da própria tragédia sobre os anos nefastos que mudaram os rumos de seu país.

Fonte: papodecinema
Autor: Marcelo Müller

Essa ação é promovida pelo Ponto de Cultura Bem Te Vi Cultural/ Associação Comunitária João de Barro e do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC LAB 51/2021), em parceria com o Cineclube Paratodos, o Laboratório de Estudos e Criação em Arte e Educação da Universidade Federal de São Carlos e com o apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e a Pinacoteca Fórum das Artes.

_________________________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
Rua General Teles, 1040