28 ABR 2010
Escolas ganham salas multifuncionais

Na segunda e terça-feira [26 e 27], a Prefeitura de Botucatu entregou as duas salas de recursos multifuncionais nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental [Emei] Antenor Serra e Dr. Cardoso de Almeida.

As salas, que atenderão alunos com deficiência ou atraso mental, receberam recursos e equipamentos, como: microcomputador, fone de ouvido, scanner, impressora laser, TV LCD 32”, software para comunicação alternativa e jogos pedagógicos diversos.

As salas estão organizadas para o atendimento de no máximo 15 alunos, por intermédio de cronograma preestabelecido pelo professor. O horário de atendimento será em período contrário ao que o aluno está matriculado e frequentando a classe comum, e não deverá passar de duas horas por dia e dez horas semanais. O estudante será atendido individualmente ou em pequenos grupos.

Primeiras impressões

Para os diretores de ambas as escolas, as salas são a primeira oportunidade de inclusão de muitos alunos portadores de deficiência mental. “É uma oportunidade única destes alunos fazerem parte do nosso mundo”, disse Eliane Bicudo Guerra Chiamente, do Antenor Serra. “Nossa escola recentemente ganhou uma classe para deficientes auditivos, e com mais esta sala fechamos uma educação inclusiva completa”, comentou Lourival Minhoni, do Cardoso de Almeida, que em 1968 foi a primeira escola de Botucatu a receber uma sala voltada a alunos com algum tipo de deficiência.

Já na década de 90, Daniel Chiamente Calonego, hoje com 29 anos, foi o primeiro aluno com deficiência a frequentar o Ensino Básico comum. Sua mãe, Glaucia Luiza Garcia Chiamente, se impressionou com a qualidade da sala multifuncional. “Se na época do Daniel tivesse uma sala como esta, ele teria menos dificuldades de aprendizado. Ainda assim, foi a convivência com outras pessoas ditas como normais que fez ele se tornar a pessoa que ele é hoje”, lembra.

Mais salas são necessárias

Segundo Eli Petrechen, coordenadora da Educação Especial de Botucatu, em toda a Cidade, cerca de 80 crianças estão incluídas no Ensino Básico. Diante deste número, o secretário municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior, afirmou que não descansará enquanto cada escola municipal tiver sua própria sala de recursos multifuncionais. “Temos que quebrar o paradigma de separar as pessoas. E aos poucos, através destas salas especiais, dos consultórios odontológicos, nossas escolas vão se tornando referência, para que nossos alunos tenham tratamento completo”, discursou.

O prefeito João Cury salientou que tais salas são ações de princípio de seu governo, para que todos os alunos, sem distinção, tenham a mesma oportunidade de ensino. “Temos que tratar os desiguais, de forma desigual, mas para melhor, para que todos tenham um mesmo ponto de partida. Nós temos que ter esse pacto com a sociedade e isso virar um legado”, complementa.

As aulas nas salas multifuncionais devem ter início a partir da segunda quinzena de maio, tempo necessário para convocar e treinar os professores com habilitação específica em educação especial. Em breve, a Secretaria Municipal de Educação deve inaugurar a terceira sala de recursos multifuncionais, a ser instalada na Emefei “Luiz Carlos Aranha Pacheco”, no Jardim Paraíso.

MEC

O Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais é desenvolvido pelo Ministério da Educação/MEC por meio da Secretaria de Educação Especial/SEESP, criado no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de apoiar e ofertar o Atendimento Educacional Especializado – AEE