16 ABR 2010
Prefeitura inaugura, segunda, gabinete dentário na CEI João Queiroz Marques

A Prefeitura de Botucatu inaugura de forma oficial, na próxima segunda-feira [19], às 8h30, o gabinete dentário da Creche de Educação Infantil [CEI] Professor João Queiroz Marques, na Vila Assumpção.

O consultório, que levará o nome da Dra Maria de Fátima Trevisani, poderá atender 272 crianças que frequentam a creche. A dentista responsável será Denise Araújo, que já realizou um levantamento da saúde bucal das crianças da creche, e agora, com aparelhos mais modernos, poderá atender da melhor forma os alunos da mesma.

Pelo menos outros oito novos consultórios odontológicos em seis Centros Municipais de Saúde [Jardim Cristina, Cohab, São Lúcio, Vitoriana, Vila Jardim e Cecap] já estão em funcionamento. E outros seis devem ser instalados ainda neste ano.

Mais conforto

Segundo Hélio Bissacot, coordenador da saúde bucal de Botucatu, os aparelhos dos consultórios são computadorizados e totalmente modernos para serviços de higiene bucal, remoção de tártaro, entre outros. “Os antigos consultórios geravam muito gasto com manutenção e acarretava ociosidade no atendimento. Já estes novos têm três anos de garantia. Assim, o profissional conta com uma maior autonomia para poder gerar mais conforto ao paciente”, argumenta.

Somente em 2010, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou 31.853 atendimentos dentários a 4.061 pacientes. Nas escolas e creches municipais já foram distribuídas 7.639 escovas e 772 pastas de dente.

Biblioteca

Durante o evento também ocorrerá o descerramento da placa da Biblioteca “Prof. Carmem Sílvia de Almeida, que está em funcionamento desde a inauguração do CEI, no dia 22 de outubro de 2009.

A biblioteca possui cerca de 1.500 exemplares infantis como livros, gibis e revistas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas.

De acordo com a diretora da unidade, Cláudia Gabriel, cada sala de aula tem o seu horário agendado. “As professoras trabalham 15 minutos por dia o incentivo à leitura, criando, assim, entre as crianças, o hábito de ler”, conta Cláudia.

Parceria

A biblioteca está aberta doações de livros, gibis e revistas infantis e a procura de parcerias com editoras, livrarias e empresas que desenvolvem projetos de leitura.

Segundo a diretora, a intenção é futuramente abrir a biblioteca para a comunidade. “Atualmente, os alunos podem levar para casa uma vez por semana os livros, desenvolvendo um trabalho de leitura com os familiares. Com um acervo maior, podemos traze-los diretamente para a escola ”, explica Cláudia.

Serviço

A CEI Profº João Queiroz Marques está localizada na Rua General Telles, 2205, Vila Assumpção.

Foto: Marcelino Dias