25 MAR 2010
Ciclo de palestras sobre síndrome de Down reúne mais de 100 pessoas

O ciclo de palestras sobre síndrome de Down organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais [APAE] e a Associação Pais Amigos das Pessoas Especiais [APAPE] recebeu na tarde dessa quinta-feira [25] a presença de mais de 100 pessoas entre profissionais das áreas de saúde e educação e famílias de pessoas portadoras do síndrome. As palestras aconteceram na Sala de Teleconferência da Secretaria de Educação, parceira do evento.

De acordo com o coordenador da APAPE, Romeu Escalástico Filho, o tema é discutido todos os anos por uma rede de Associações. “A APAPE e a APAE trabalham em rede e contam com a participação da Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu [ADEFIB], no projeto de inclusão e informação pública sobre as síndromes e deficiências existentes”, comenta. O comentário é complementado pelo presidente da APAE Botucatu, Paulo Roberto Jesuíno. “As Associações trabalham em conjunto e buscam sempre levar esclarecimentos à população e às famílias, proporcionando um melhor relacionamento com os portadores de síndrome de Down”, conclui.

A Secretaria de Educação, segundo Romeu Filho, é uma grande parceira dessa rede e tem trabalhado no processo de inclusão de crianças e adolescentes no ensino regulamentar. A informação é confirmada pela coordenadora de educação especial da Secretaria. “Temos matriculado esses alunos em salas comuns, tanto no ensino infantil quanto no ensino fundamental. Os professores, coordenadores e diretores das escolas que recebem essas matrículas são capacitados, orientados e recebem constantemente a visita de psicólogos da Secretaria. Além disso, quem já passou pelo ensino fundamental é encaminhado ao CIEEJA [Centro de Integração de Educação Especial para Jovens e Adultos] e os com comprometimento geral maior à Escola Municipal de Educação Especial 'Profª Nair Peres Sartori'”.

Para o funcionário público do município de Pereiras [80km de Botucatu], José Tavares, o ciclo é uma oportunidade se conhecer mais sobre o que é a síndrome de Down e a realidade de outras famílias. “Analiso essas palestras de maneira muito positiva, as famílias passam a ter maior ciência sobre as questões que envolvem a síndrome de Down e passam a se interagir, conhecendo diversas outras realidades. Sou de Pereiras, mas acompanho de perto tudo o que é promovido em relação ao tema aqui na cidade de Botucatu”, conclui.

Temas que foram discutidos nas palestras:

“Aspectos Clínicos, Médicos e Diagnóstico”

“Estimulação Precoce e Fisioterapia”

“Distúrbios da Fala, Linguagem e Fonoaudiologia”

“Aspectos Psicossociais e a Psicologia”

“Prática Desportiva e Educação Física”

“Aprendizagem, Educação Fundamental e Especial; e a Inclusão na rede de Ensino”