08 MAR 2010
Projeto ensina plantio a crianças da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira [5] na Escola Municipal de Ensino Fundamental [EMEF] Profª. Elda Moscogliato um plantio de milho. A iniciativa foi feita em parceria com a secretaria de Agricultura e mobilizou 120 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da unidade. Estudantes do fundamental I , 5º e 6ºséries utilizaram em uma área de 20 mil m², 40kg sementes e 300kg de adubo.

De acordo com o assessor da agricultura, Paulo Arbex, o objetivo da atividade é mostrar o meio rural para os alunos. “O local era apenas mato, usando as técnicas de mecanização e plantio conservacionistas esse objetivo foi atingido”, explica Arbex.

Para a diretora da unidade Miriam Camargo, é uma forma das crianças trocarem conhecimentos. “Temos muitos alunos que moram em sítios, que possuem um certo conhecimento em relação ao plantio, uma forma de trazer lições de casa para a escola e ensinar outros não conhecem ”, conta Camargo.

Como é o caso do estudante Thiago Augusto de Oliveira que mora em um sitio próximo a escola. “Eu já estou acostumado a plantar, mas é legal ajudar meus amigos que ainda não sabem”, diz Thiago.

Segundo o técnico agrícola, Robson Gimenes, essa atitude faz com as crianças estejam próximas da natureza e a ideia é levar para mais escolas o projeto. “Os alunos vão levar esse conhecimentos para o resto da vida e estamos a disposição de outras escolas para fazer esse projeto”, afirma Gimenes.

A diretora da escola reforça que o projeto está sendo realizado desde o início do ano incentivando os alunos a cuidarem do espaço da escola. “O projeto tem a intenção de colher os milhos para realizar a Festa do Milho junto com a Festa junina”.

Conforme o assessor em agricultura, a parceira entre as secretarias tem dado certo gerando outro projeto. “O segundo projeto desenvolvido por essa parceria será de compostagem irá utilizar o que a escola produz de material orgânico para não ser perdido e usado na melhoria do plantio ”finaliza Arbex.