04 MAR 2010
Apresentação do Projeto Equoterapia é transferida para dia 18

A apresentação oficial do projeto Equoterapia foi transferida para o próximo dia 18 de março, às 16 horas, no Rancho São Francisco [endereço abaixo].

O Equoterapia será implantado após a Secretaria Municipal de Educação assinar no final do mês de fevereiro um contrato com uma equipe de equitação básica e equoterapia. O projeto é direcionado para alunos de 1º a 4º série que possuem dificuldades de aprendizagem, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia e com problemas de comportamento como conduta de agressividade e dificuldade de socialização.

Quatro escolas da rede Municipal do ensino fundamental vão participar com 40 crianças e uma de educação especial com 10 estudantes.

Os diretores e coordenadores das escolas já selecionaram os alunos, que irão duas vez por semana ao Rancho São Francisco para a prática. Além da equitação será desenvolvido outras atividades visando a responsabilidade e disciplina.

A equoterapia será trabalhada por uma equipe formada por dois fisioterapeutas, duas instrutoras, uma psicopedagoga e dois auxiliares.

Segundo instrutora de equitação, Maria Gabriela Araújo, equitação pode ajudar as crianças com exercícios para equilíbrio,coordenação, postura e concentração.

PARCEIROS - o projeto conta com o doação de do transporte realizado por um micro ônibus da empresa Auto ônibus Botucatu e lanches da Padaria Ceranto.

Serviço: Apresentação do projeto Equoterapia

Dia: 18 de março, às 16 horas

Local: Rancho São Francisco – Rodovia Gastão Dal Farra – KM 4,5.

O que é equoterapia?

É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima.

Objetivos

A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais:

a] deficiências físicas ou mentais causadas por:

-lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular;

-patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos;

-disfunções sensório-motoras.

b] necessidades especiais causadas por:

-necessidades educativas especiais;

-distúrbios: