02 MAR 2010
Lançamento: Livro conta história do Primeiro Grupo escolar de Botucatu

A Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Educação realiza na próxima sexta-feira[5], o lançamento do livro “Projeto Flor-de-lis ”, na Escola Municipal Cardoso de Almeida, a partir das 17h.

O livro é de autoria da professora Ana Creuza Zacharias que trabalhou no projeto há mais de dez anos e conta história do Grupo Escolar Cardoso de Almeida.

De acordo com autora, o livro é rico em detalhes possui fotos e textos. “A obra conta sobre o primeiro grupo escolar de Botucatu, afinal quem não estudou no Cardosinho teve parente que já tenha estudado na cidade”, diz a professora.

O evento está aberto a toda população botucatuense, a autora estará autografando o livro e será oferecida uma recepção presentes.

Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida

Criado em 1895 o Grupo funcionou provisoriamente em um prédio adaptado na Rua Cesário Alvim [atual Rua João passos], entre a Coronel Fonseca e a Siqueira Campos.

Em 27 de julho de 1.895 o Vereador João Francisco de Freitas indicou a desapropriação da área julgada ideal para a construção de seu prédio próprio.

Foi assim que José Rodrigues Franco, em 1895, recebeu sete mil e trezentos réis pelo terreno que ia da Rua São João [atual Rua Velho Cardoso] à Rua 25 de março [atual Rua Monsenhor Pascoal Ferrari]. Mas, achando pouco o valor da desapropriação, Franco demandou e ganhou mais dois contos e trezentos mil réis.

A planta do edifício foi concebida sob a assinatura do Arquiteto francês Victor Dubugras, o que explicava a antiga flor de lis imposta ao frontão do soberbo edifício em estilo gótico, modificada posteriormente por uma reforma deformadora. A construção do edifício coube ao Empreiteiro Francisco Antunes de Almeida.

Sua inauguração ocorreu em Setembro de 1896, recebendo 369 alunos, dos quais 193 eram meninas, sob a direção do Prof.º Benedito Maria Tolosa.

Foi considerado em sua época o prédio mais bonito da cidade. Sua construção era requintada e cheia de detalhes. Para se ter uma idéia, as telhas foram importadas da França, mais precisamente da olaria 'Henry Sacoman & Fredes - Marseille'.

Fonte: www.guiadebotucatu.com.br

Serviço: