26 FEV 2010
Prefeitura lança Plano Municipal de Ações Afirmativa

O lançamento do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Botucatu atraiu um público de 100 pessoas, na Câmara Municipal, na tarde de quinta-feira [25].

A assessora municipal de Políticas de Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas, Conceição Vercesi, fez a apresentação do Plano, que contempla a transversalidade.

“O Plano Muncipal de Políticas da Promoção da Igualdade e Ações Afirmativas, é um pacto irmado nessa gestão que visa reduzir as desigualdades no município de Botucatu”, disse a assessora.

De acordo com o Prefeito João Cury, as políticas afirmativas são essenciais para garantir a toda a população os mesmos direitos. “Quando essas políticas estiverem absorvidas pela sociedade elas serão extintas”, explica. “As questões das etnias passa por todas as pastas [secretarias]”, completa o prefeito.

Após o lançamento do Plano Municipal, foi realizada a palestra “Aspetos Legais do Racismo Institucionalizado”, com a coordenadora estadual de Políticias para a população negra e Indigena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, a socióloga Roseli de Oliveira. “As políticas afirmativas se fazem necessárias para que recuperem, reconheçam e valorizem os mais de 50% da população do país”, disse a socióloga ao encerrar a palestra.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, representantes da União Cultural Negra de Botucatu e da presidente do Conselho Estadual da População Negra, Elisa Lucas, que disse que Botucatu avança a passos largos na questão da igualdade. “Quero parabenizar o prefeito pela atitude [de criar a assessoria em políticas da promoção da igualdade e ações afirmativas]. Botucatu está à frente dessas questões”, elogiou.

Segundo Conceição, a assessoria municipal e o Conselho Estadual da População Negra se reúnem no próximo mês para a 1ª oficina afirmativa, que abordará detalhadamente aspectos legais, formas de promoção da igualdade, entre outros temas.

Revista- nesse sábado [27] Conceição Vercezi e o Assessor de Comuicação da Prefeitura Municipal de Botucatu, José Alberto Conte Junior, vão até Itu participar de uma reunião técnica para o lançamento de uma revista regional sobre ações afirmativas.