22 FEV 2010
Prefeitura recebe R$ 4,7 milhões para a construção do Parque Tecnológico de Botucatu

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito municipal João Cury Neto assinaram sábado, 20 de fevereiro, no Teatro Municipal de Botucatu, o convênio para liberação de R$ 4,7 milhões em investimentos do governo do Estado para construção das primeiras instalações do parque tecnológico da cidade, que será voltado principalmente à área de bioprocessos – procedimento tecnológico que utiliza sistemas biológicos, componentes e derivados de organismos vivos – para produção inclusive de medicamentos e insumos médico-hospitalares, produtos de agropecuária sustentável e serviços ambientais.

O convênio prevê a construção de um prédio, onde será implantado o núcleo administrativo do parque tecnológico, com 1.274 m², que terá dois pavimentos e que contará com salas de treinamento, instalações para coordenadoria, setor de contabilidade, compras, manutenção e sala de espera, além de recepção, copa, sanitários, área de atendimento, hall, centro de exposições e anfiteatro. Também está prevista a construção da portaria do parque e da infraestrutura interna e externa: alambrado, ruas asfaltadas, guias, sarjetas, calçadas, instalações elétricas, iluminação, rede de água, esgoto e escoamento de águas pluviais.

Cerimônia –a celebração de assinatura foi marcada pela grande presença de autoridades municipais e estaduais, assessores, e muitos populares. Os discursos foram em grande parte de elogios ao modelo de gestão à equipe da atual administração; também muito valorizada a alta qualidade do projeto botucatuense. “Quando o prefeito João Cury foi levar a proposta tive certeza que o Parque Tecnológico seria implantado de forma rápida. Recebemos inúmeros projetos e sabemos o que vai pra frente. Quando vi o de Botucatu, o secretário de Desenvolvimento da Cidade [Ricardo Veiga] e a equipe que ele montou para trabalhar tive certeza que daria certo e rápido. Um projeto de altíssimo nível e muito bem fundamentado”, disse Alckmin.

“Fizemos o projeto com nossa equipe, não contratamos nenhuma empresa ou consultoria, como a grande parte das cidades faz. A equipe de projetos da Prefeitura [de Botucatu] é altamente capaz, gerando economia, e dá agilidade aos processos”, comentou o prefeito João Cury.

Parque tecnológico - o Parque Tecnológico de Botucatu será implantado em duas áreas paralelas, que somam 286 mil m² – equivalentes a 34,6 campos de futebol com as mesmas dimensões do Maracanã. O empreendimento terá como objetivo principal incentivar e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, fomentando a inovação tecnológica em bioprocessos, compostos para fins industriais, fitoterápicos [produtos feitos com plantas medicinais], sistemas de produção agropecuários sustentáveis, produtos orgânicos, biorremediação [uso de microorganismos para recuperação de áreas contaminadas], controle biológico, serviços ambientais, caracterização e uso de resíduos e produtos naturais da fauna e da flora.

As áreas ficam localizadas à margem da Rodovia Gastão Dal Farra, a 3 km da Rodovia João Hipólyto Martins [SP-209] – que liga a Rodovia Castelo Branco a Botucatu. Os locais estão estrategicamente posicionados nas proximidades da Faculdade de Tecnologia [Fatec], do aeroporto municipal, da Empresa Brasileira de Aeronáutica [Embraer], do Centro de Treinamento da Prefeitura e da Estância Demétria.

Potencialidades - Botucatu possui um forte potencial na área de ciência e pesquisa biológica, com a instalação de cinco unidades da Unesp: Faculdade de Medicina de Botucatu [FMB], Hospital das Clínicas de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia [FMVZ], Faculdade de Ciências Agronômicas [FCA] e Instituto de Biociências [IB], além de uma Escola Técnica [Etec], e uma Fatec do Centro Paula Souza e outras universidades. Para trabalhar em parceria com o novo empreendimento, a iniciativa privada da região dispõe de uma liderança tecnológica expressiva em seus segmentos de atuação, com a concentração de micro, pequenas, médias e grandes empresas, como Embraer-Neiva, Eucatex, Duratex, Caio Induscar e Grupo Centroflora.

A cidade também conta com duas incubadoras uma incubadora sendo que uma delas, de base tecnológica, que recebeu, em 2005, o Prêmio Incubadora do Ano, considerada como melhor Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores Orientados para o Desenvolvimento Local e Setorial do País, pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores [Anprotec].

Sistema Paulista de Parques Tecnológicos [SPTec] - Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas do Estado transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento [universidades, centros de pesquisas e escolas] do setor produtivo [empresas em geral]. Esses ambientes propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica [EBTs] e para a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação transformam-se em locais que estimulam a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas.

O governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos [SPTec], que dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico.

No Estado de São Paulo, existem 30 iniciativas para implantação de parques tecnológicos, sendo que, 11 já estão com credenciamento provisório no SPTec: Barretos, Botucatu, Campinas [Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp], Piracicaba, Santos, São Carlos [duas iniciativas: ParqTec e EcoTecnológico], São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo [Jaguaré] e Sorocaba.