28 JAN 2010
Obras de emergência no Ribeirão Lavapés

Equipes da Secretaria de Obras realizam obras emergenciais de correção no assoreamento e recuo de galerias do Ribeirão Lavapés devido aos danos causados pelas chuvas. Atualmente, a obra está entre as Ruas Campos Salles e Tonico de Barros.

A mobilização partiu da Defesa Civil que reuniu nesta segunda-feira [25] em sua sede, engenheiros da Sabesp e das Secretaria de Planejamento e de Obras, além do comandante da Guarda Civil Municipal [GCM], Paulo Renato.

De acordo com o engenheiro Nivaldo Vizoto, da Secretaria de Obras, os inícios de galerias foram quebrados e a ponte correu sérios riscos. “Com as chuvas, o que é despejado pelas galerias e a água do Ribeirão se chocaram e somando-se ao nível das águas que subiu, os inícios de galerias foram se quebrando. E a ponte da Rua Visconde do Rio Branco correu riscos devido a erosão que se fez ao seu lado ”, diz. Para sanar o problema das galerias, profissionais da Secretaria fazem o recuo das galerias. “Para evitar o choque entre as águas das galerias e do Ribeirão, estamos fazendo o recuo das galerias entre cinco e seis metros. Assim, não haverá riscos de as águas do Ribeirão perderem seu percurso correto”, conclui Vizoto.

Do outro lado da ponte, a população ribeirinha fica aliviada com as obras. O motivo é que a água foi levando a terra do barranco que separa as casas do Ribeirão, causando desmoronamentos e colocando as casas e seus moradores em perigo. Para a aposentada Ana da Conceição Campo, de 69 anos, o problema começou assim que o percurso do córrego mudou. “Assim que o percurso mudou, passou a ter desmoronamentos e quase danificou minha casa”, diz.

Após concluir o trecho, a equipe se deslocará para próximo da Avenida Marginal, onde parte do asfalto e árvore de grande porte já caíram com os desmoronamentos.

Créditos: Thiago Vendrami