07 JAN 2010
Grupo CPFL traz Programa Eficiência Energética para Prédios Públicos, em Botucatu

O Grupo CPFL Energia está implantando o Programa Eficiência Energética, em Prédios Públicos, nos municípios que fazem parte de sua área de concessão. Em Botucatu, o Programa contempla o Paço Municipal, Câmara Municipal e as maiores Escolas Municipais [em metro quadrado]. O mesmo é voltado para a utilização racional de energia elétrica e de equipamentos eficientes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais.

De acordo com o Gerente de Poder Público do Grupo CPFL Energia, Giuliano Emanuel Vieira, uma empresa especializada faz um diagnóstico nos prédios e elabora um projeto que é encaminhado ao Grupo. “A empresa contratada é especializada neste tipo de serviço e o projeto elaborado consiste na troca das atuais lâmpadas por outras com melhor relação custo x benefício, além de maior eficiência, gerando economia que varia de 9% a 15% na conta de energia”, explica. Para ele, apenas a troca das lâmpadas não atinge todos os objetivos da empresa. “Não adianta trocarmos todas as lâmpadas por outras mais econômicas e ecologicamente corretas. O funcionário precisa colaborar no sentido social, não deixando lâmpadas acesas desnecessariamente”, conclui.

Somente no Paço Municipal, 380 conjuntos de luminárias serão substituídos [total de 760 lâmpadas], conforme nos conta a Técnica de Projetos e Fiscalização do Grupo CPFL Energia, Eliane Silvestrini. “As lâmpadas utilizadas são de 40Watts e serão substituídas por de 32Watts, gerando economia de 20% cada uma delas. Porém, elas serão instaladas em conjuntos com refletores, otimizando sua luminosidade”, garante. As lâmpadas substituídas ficarão com a Prefeitura Municipal, pois estão em perfeito estado de utilização e são patrimoniadas, mas poderão ser doadas para entidades sociais.

Na Câmara Municipal, 50% dos serviços estão concluídos, porém a equipe de profissionais não soube precisar o número de lâmpadas substituídas no local. Já nas Escolas Municipais, o diagnóstico foi concluído e encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica [ANEEL] e a expectativa é de que os trabalhos se iniciem em até três meses e sejam concluídos no primeiro semestre letivo.