23 NOV 2009
Saúde realiza Campanha de Prevenção de Câncer de Colo Útero, na Vila Jardim

As moradoras da Vila Jardim poderão realizar na próxima quarta-feira [25], exames de papanicolau prevenindo o câncer de colo de útero . A campanha será realizada na Unidade de Saúde daquele bairro das 15h às 19h, somente para as mulheres pessoas cadastradas.

De acordo com a enfermeira Eloisa Pauletti Bassetto, o objetivo é detectar alterações nas células que são sugestivas de infecção pelo vírus do HPV [Papilomavírus humano]. Essa infecção - se não for tratada adequadamente - causa o câncer de colo de útero. “Por isso, o Papanicolau é tão importante, pois constata essas primeiras alterações, permitindo assim o tratamento precoce e evitando um desfecho tão grave”, afirma Basssetto.

A Unidade de Saúde da Vila Jardim está localizada na rua Antonio Amando de Barros, 723 - Vila Cidade Jardim, telefone: 3814-6030

Saiba mais:

O que é teste de Papanicolau?

O teste de Papanicolau é um exame que verifica alterações nas células do cérvix, a parte inferior do útero que abre-se para a vagina. Teste de Papanicolau pode encontrar células cancerígenas, ou que possam transformar-se em câncer.

Quando a mulher deve começar a fazer testes de Papanicolau?

Todas as mulheres devem começar a fazer teste de Papanicolau em torno de 3 anos após a primeira relação sexual vaginal, ou depois de completarem 21 anos de idade.

Como a mulher deve preparar-se para o teste de Papanicolau?

Em torno de 2 dias antes do exame, NÃO:

* Tenha relação sexual.

* Use nenhum medicamento que seja aplicado dentro da vagina.

Quando a mulher deve parar de realizar o teste de Papanicolau?

A mulher pode parar de fazer o teste de Papanicolau aos 70 anos de idade se todos os resultados dos testes de Papanicolau nos últimos 10 anos foram normais. Ainda assim, todas a mulheres acima dos 70 anos de idade devem continuar realizando exame pélvico anualmente.

Data: 25 de novembro

Horário: das 15h às 19h

Local: Unidade de Saúde da Vila Jardim - Rua Antonio Amando de Barros, 723-Vila Cidade Jardim