18 NOV 2009
Secretaria de Saúde realiza teste gratuito de HIV no Prédio da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Saúde, promove nos dias 27 [sexta-feira], 30 [segunda-feira] e 1°/12 [terça-feira], das 13h às 18h no prédio da Prefeitura, a Campanha Fique Sabendo, que realiza teste gratuito para detecção do vírus HIV. O slogan nacional para o dia 1° de dezembro - data em que se comemora o Dia Mundial da Luta contra a AIDS - é “Viver com AIDS é possível, mas com preconceito não”.

O objetivo da Campanha, que está em seu segundo ano e abrange todo o Estado de São Paulo, é reduzir para 15% o diagnóstico tardio de HIV e aumentar em 100% a população testada para o vírus, pelo menos uma vez na vida, até 2012.

Em Botucatu, a campanha será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids. Como parte das atividades haverá coleta de sangue para investigação do HIV até 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional de Combate à AIDS.

Para a coordenadora do Programa, Maíra Rodrigues Baldin, “o HIV tem tratamento e as pessoas precisam usar a medicação e fazer acompanhamento para que possam ter qualidade de vida, sendo infectada pelo vírus. A detecção precoce auxilia para o processo mas hoje muitos pacientes

descobrem quando já estão internados.”

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Antônio Luiz Caldas Júnior, a intenção é triplicar o número de testes neste ano em relação ao ano passado, quando foram registrados 300 exames. “ Vamos focar também a população masculina, já que tivemos maioria feminina na última

campanha”, explica.

Para atingir os objetivos, a Secretaria pretende promover durante todo o período atividades culturais, teatros nas Unidades de Saúde e nas escolas para adolescentes, palestras, pedágios, oficinas de prevenção em grupos, aconselhamento e teste em algumas empresas.

Campanha Fique Sabendo

Local: Prefeitura Municipal, na Pça Pedro Torres, 100 - Centro

Quando: Dias 27, 30 e 1°/12, das 13h às 18h

Centro de Aconselhamento e Testagem