05 NOV 2009
FUNDO SOCIAL
Prefeitura assina convênio para implantar Pró Criança

A Prefeitura Municipal assinou na tarde desta quarta-feira, 4, convênio com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para implantação do Pró- Criança – Programa de Atenção ao Desenvolvimento Infantil. A entidade paulistana promove ações de incentivo da gestação até o terceiro ano de vida das crianças.

Segundo o Diretor da Fundação, Marcos Kisil, o projeto irá oferecer capacitação a todos os envolvidos diretamente nos primeiros anos de vida de uma criança, criando, assim difusores deste conhecimento. “ São os 3 primeiros anos de vida que formam o caráter e personalidade do ser humano, por isso é essencial promover ações de desenvolvimento nesta fase”, explica.

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade e responsável pelo programa em Botucatu, Rachel Cury, destacou a importância do convênio para os botucatuenses. “ Vamos oferecer condições para termos cidadãos melhores no futuro, além de promovermos ações conjuntas entre as esferas do Poder Público”, diz

Para o Prefeito João Cury a iniciativa significa uma política pública para o município, pois oferece geração de conhecimento e melhora a qualidade de vida das pessoas.

Investimento

Está prevista para a segunda quinzena deste mês o início das capacitações aos profissionais de atenção básica das áreas de saúde , educação e assistência social que fazem atendimento direto à população alvo. Eles receberão treinamentos sistemáticos e supervisões programadas para implantar e implementar ações , assim como agir como agentes multiplicadores .

Serão oferecidos ainda treinamentos aos envolvidos com exames pré natal, educadores e cuidadores de creche, equipes de parto, profissionais da área de amamentação e puericultura, além da implantação de grupos de familiares de grávidas e grávidas adolescentes, criação de espaços lúdicos em hospitais, unidades básicas de saúde e postos de atendimento e a promoção de encontros de reflexão interativa com pais.

Em seguida, serão oferecidos ao município os equipamentos necessários para o pleno desenvolvimento do projeto, como a equipação das unidades de serviços para implantação ou implementação de ações de informação e educação, criação de espaços lúdicos , dotados com acervo adequado para o brincar de crianças de 0 a 3 anos e aprendizagem dos pais sobre a importância do brincar para o Desenvolvimento Infantil e compra de aparelhos multimídias, câmeras fotográficas , teatro de fantoches , brinquedos pedagógicos e bibliotecas .

O convênio ainda fornece a cobertura de despesas operacionais e referentes a gestão do projeto com contratação de profissionais.

Fotos: Marcelino Dias