30 OUT 2009
Fique de Olho: I Mostra de Vigilância em Saúde e Cidadania de Botucatu

A I Mostra de Vigilância em Saúde e Cidadania de Botucatu será realizada de 3 à 7 novembro em pontos diferentes da cidade. Durante o período, a equipe da Vigilância em Saúde estará em supermercados, feiras livres e praças desenvolvendo atividades educativas para fortalecer a cidadania e aproximar o serviço à população.

De acordo com a diretora técnica do Grupo de Vigilância Sanitária Lílian Michaloski, o objetivo é mostrar de forma lúdica, com humor e interatividade o quanto a Vigilância em Saúde está presente no cotidiano de todos, nos produtos que consomem, serviços que frequentam e como falta de conhecimento nesta área pode resultar em problemas de saúde. 'Vamos instruir a verificar temperaturas de geladeiras de supermercados, ensinar diferenciar produtos bons para consumo, a verificar rótulos, entre outras coisas', explica Michaloski.

A I Mostra de Vigilância em Saúde e Cidadania de Botucatu é uma ação da Prefeitura Municipal, Secretaria municipal de Saúde, Unesp, Centro de Vigilância Sanitária e Anvisa.

Confira a programação:

As atividades em supermercados e em feira livre vão orientar à população sobre segurança em saúde de uma forma lúdica e distribuir materiais sobre o papel da vigilância sanitária.

Dia: 03 – das 17h às 19h

Local: Supermercado Jaú Serve “Tanquinho”

Dia: 04 – das 17h às 19h

Local: Supermercado Central I – [ Amando ]

Reunião Pública – Assunto:Apresentação do Projeto da lei de criação do Sistema de Inspeção Municipal [SIM] – às 19h30

Local: Câmara Municipal de Botucatu

Dia: 05– das 7h30 às 9h – Feira Livre Feira Livre da Praça da Catedral

Local: Praça da Catedral

Das 17h às 19h

Local: Supermercado Central II “Paraíso”

Dia: 06 – das 17h às 19h

Local: Supermercado Pão de Açúcar

Dia: 07 – das 9h às 17h

Local: Praça do Bosque

Atividades:

Diversões: Jogos “na trilha da saúde” e “jogo da memória” e desenho livre sobre o tema. Distribuição de brindes.

Cinema: vídeos curtos com temas sobre vigilância sanitária de medicamentos e alimentos.

Oriente-se: realização de oficinas orientando a população como comprar seus produtos [o que deve observar no produto], como higienizar, armazenar e preparar.

Vigilância em Saúde: divulgando o trabalho da vigilância sanitária e epidemiológica de Botucatu – orientações diversas sobre o que cada área faz e como esta presente na vida diária da população.

Mostra de humor: quadros da ANVISA demonstrando de forma humorada o papel da vigilância e os riscos que a população está exposta.

Teatro Clowns: orientações à população sobre segurança alimentar de uma forma lúdica. Situações cotidianas sobre segurança alimentar com humor.