27 OUT 2009
Prefeitura promove campanha contra câncer de próstata em César Neto

A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quinta-feira, 20, no bairro rural de César Neto a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, a partir das 17h na unidade de saúde local. Esta já é a segunda vez neste ano que os moradores do bairro recebem as orientações dos profissionais, que oferecem gratuitamente o exame de toque e coleta de sangue para exame de PSA, capaz de diagnosticar problemas na próstata.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é receber cerca de 60 homens com mais de 40 anos para participar da Campanha. O Ministério da Saúde recomenda que todos nesta faixa etária devem fazer o exame preventivo para evitar o câncer de próstata, considerado o tumor mais comum entre homens.

De acordo com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Moraes, o exame precoce é a maneira mais eficaz de prevenção. “O câncer de próstata em sua fase inicial não apresenta sintomas, podendo ser suspeitado apenas por meio do exame de toque retal. Também ajuda na prevenção uma alimentação rica em licopeno [tomate, goiaba, pitanga e outras], verduras, cereais, alimentos à base de soja e evitar o consumo excessivo de gordura animal [principalmente carnes vermelhas].

Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

Unidade de Saúde- César Neto