02 OUT 2009
Botucatu ganha Praça do Idoso

Botucatu vai ganhar no próximo mês uma praça dedicada aos idosos. Localizada na Vila dos Lavradores, a Praça do Idoso será equipada com 21 aparelhos para a realização de exercícios físicos, além de bancos e corrimãos de acesso.

O projeto foi inspirado na Praça do Idoso idealizado pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo [FUSSESP], e promovido em Botucatu pelo Fundo Social de Solidarieddade. De acordo com a presidente do órgão, Rachel Cury, a idéia é montar a praça em vários locais da cidade, mas o bairro foi escolhido por já ter um local agradável com árvores altas, que é o caso da Praça Alexandre Flemming, localizada em frente ao Hospital Regional Sorocabana.

Os aparelhos e toda infra-estrutura da praça serão montados com eucalipto tratado e receberam consultoria do médico Egídio Lima Dórea, do Hospital Universitário da USP. Os instrumentos proporcionam a prática de exercícios no punho, ombro, antebraço e perna, sem a presença do instrutor. Ao lado de cada aparelho serão colocadas placas informativas orientando sobre o uso adequado.

A Praça do Idoso foi projetada para possibilitar que pessoas da terceira idade pratiquem exercícios para fortalecer a musculatura, evitando assim quedas e fraturas. De acordo com o médico Egídio Lima Dórea, a maior causa de internação entre as pessoas com mais de 65 anos são estes problemas. “Atualmente, mais da