21 AGO 2009
Exposição “Pontos de Luz” apresenta desenvolvimento do sistema Braille

A Comissão de Atividades Culturais da Faculdade de Ciências Agronômicas [FCA] da UNESP promove até o dia 28 de agosto a exposição “Pontos de Luz”, na Biblioteca do Lageado, em comemoração aos 200 anos de nascimento de Louis Braille, desenvolvedor de método de leitura para deficientes visuais que leva seu nome. No local podem ser conferidas informações de como foi desenvolvido o sistema Braille, além de recursos que mostram como escrever e entender a partir dessa proposta.

A exposição é composta por objetos e materiais que abordam um pouco da biografia de Braille. A atividade tem curadoria e pesquisa de Adriana Correia Bernardes Dutra, professora da rede municipal de educação de São Carlos[SP], e de Rosemeire Alves da Silva, usuária do Programa de Atendimento a Grupos Especiais de Usuários Deficientes Visuais [Prover] da Biblioteca Comunitária [BCo] da Universidade Federal de São Carlos [UFSCar].

As organizadoras da exposição consideram que a atividade é auto-explicativa devido à diversidade de materiais e objetos expostos. Nela os visitantes têm a liberdade de manusear materiais próprios para o desenvolvimento do tato e podem observar um selo comemorativo à data, lançado pelos Correios. Um alfabeto escrito na linguagem Braille também está sendo distribuído no local.

Serviço

A exposição acontece de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 19h até o dia 28 de agosto. na Biblioteca “Professor Paulo de Carvalho Mattos” da FCA/UNESP, que fica na Fazenda Experimental Lageado – Rua José Barbosa de Barros, n° 1780.

Imagem: FCA/Unesp