18 AGO 2009
Educação lança Grande Arrancada

Na manhã desta terça-feira, 18, o Prefeito João Cury Neto e o Secretário Municipal de Educação, Narcizo Minetto Júnior divulgaram, em cerimônia oficial, no prédio da Secretaria de Educação, o pacote de obras, mudanças e projetos para a rede municipal de ensino até 2012, intitulado como Grande Arrancada da Educação.

Durante cerca de 40 minutos, o Secretário de Educação explicou como serão implantadas as alterações no ensino aos professores e diretores da rede, além das autoridades e jornalistas presentes. Narcizo Minetto Júnior também divulgou a construção e reformas de obras. “Vamos reformar todas as unidades de ensino e inaugurar uma creche por mês até o final do ano”, explica o Secretário.

Ainda de acordo com o Secretário, as escolas vão ganhar estrutura padrão, com lousas digitais, computadores e laboratórios de ciências nas salas de aula, camas nas creches, câmeras de vídeo para monitoramento pela internet, equipamentos de áudio e vídeo, adaptação da estrutura para portadores de necessidades especiais, cobertura das quadras de esporte, trocas dos playgrounds,climatizadores de ar para salas ambientes e instalação de consultórios médicos-odontológicos.

O ensino também deve ser padronizado em toda rede, com implantação do reforço escolar, escolas em tempo integral e formação continuada dos professores por meio da Universidade Aberta.

Outro ponto de destaque no anúncio da Grande Arrancada foi a reformulação da grade curricular da Educação de Jovens e Adultos, com capacitação especial aos formadores e demais envolvidos. Por meio de convênio com a UNESP, será oferecido cursinho pré-vestibular aos alunos do EJA, que atualmente possui 177 alunos desempregados e 200 empregados.

A educação especial também deve ser oferecida na rede regular de ensino para portadores de necessidades especiais, em classes, escolas ou serviços especializados. Nas creches, a novidade é a figura do cuidador, que irá participar ativamente dos cuidados com os alunos.

Ao final do anúncio, o Prefeito João Cury informou a data da primeira inauguração da Grande Arrancada, marcada para a próxima quinta-feira, 27, quando será entregue a Creche do Comércio, que irá funcionar de acordo com as necessidades dos comerciantes.

Fotos: Marcelino Dias