14 AGO 2009
Botucatu se prepara para 5ª Conferência de Cultura, em setembro

O Conselho Municipal de Cultura e a Secretaria de Cultura de Botucatu realizarão nos dias 11, 12 e 13 de setembro a 5ª Conferência de Cultura, que abordará o tema Cultura para todos. Mais do que um momento de discussão é a oportunidade de reunir agentes, produtores, pensadores e empreendedores culturais.

Todos os cidadãos são convidados a participar do encontro de idéias e do movimento cultural gerado pela Conferência para contribuir com o processo de aprimoramento das políticas culturais do município.

As conferências são fóruns de discussão sobre questões culturais, a partir do que são traçadas políticas públicas para o setor, são também etapas preparatórias para as conferências estaduais, que, por sua vez, definem as propostas regionais para a Conferência Nacional.

A programação da 5ª Conferencia de cultura será organizada a partir dos seguintes grupos de trabalho: Financiamento e Fomento, Comunicação e Cultura e Formação Cultural.

Pelo calendário oficial, anunciado pelo Ministério da Cultura, os encontros municipais serão realizados até setembro; as conferências estaduais estão previstas para outubro, culminando com o encontro nacional, agendado para março de 2010.

A 5ª Conferência de Cultura de Botucatu elegerá os delegados que participarão da Conferência Estadual e os membros do Conselho Municipal de Cultura que exercerão o biênio 2010/2011, assim como apresentará propostas para o melhor desempenho e o desenvolvimento da cultura no município.

O Conselho Municipal de Cultura é um órgão de caráter consultivo e incentivador das atividades culturais do Município, constituído por representantes da sociedade civil e do poder público garantido pela Lei 4.811 de 19 de junho de 2007.

A cultura exerce um papel importante na formação integral do ser humano. Torna-se um instrumento de crítica e conhecimento, manifestado em diversas formas de expressão artística.

Presente em todas as ações da sociedade, a cultura é capaz de provocar transformações no caminho de ampliação da cidadania.

No fazer ou no pensar a arte, descobrimos possibilidades, emoções, sentimentos e a compreensão do mundo que nos cerca e a de nós mesmos.

Organização:

20h

Retrospectiva do CMC

21h

Palestra: O Papel do Conselho de Cultura na Definição e Gestão das Políticas Culturais

21h30 Regimento Interno

22h - Encerramento