24 JUL 2009
Espetáculo ganhador do Mapa Cultural 2007/08 se apresenta hoje no Festival de Inverno

O Festival de Inverno traz na noite de hoje [24], ao Teatro Municipal, o espetáculo 'Travessia'. A peça é um monólogo que se desenvolve a partir da narrativa de um contador de causos apresentado pelo Grupo Tecelagem e começa às 20h30.

O Espetáculo foi o vencedor do Mapa Cultural 2007/08, baseado nos contos reunidos em “Sargarana” e “Primeiras Estórias”, obras de Guimarães Rosa. A história se passa no sertão de Minas Gerais, onde um grupo de vaqueiros parte para uma travessia conduzindo a boiada. Em cada parada, um causo.

Primeira parada - Travessia da Morte: estória de Calundu um boi bravo que mata o menino Vadico, enquanto este lhe fazia carinho.

Segunda parada - Travessia da Dor: estória de Tiãozinho, um menino que levava o pai morto para ser enterrado. Durante o caminho vai recordando sua relação com o pai, a mãe e Agenor Soronho, um homem ruim que trabalhava para a família.

Terceira parada - Travessia do Amor: estória de um amor entre o dono da fazenda Sionésio e Maria Exita, uma moça que trabalhava em suas terras.

Quarta parada - Travessia da Lembrança: estória de Assizinho, um negrinho que estava sendo levado pelos vaqueiros para ser entregue a uns parentes em outra cidade.

Quinta parada - Travessia do Rio: estória de um pai que abandona a sina de existir e parte com sua canoa para o rio. No entanto, não vai a lugar algum permanece navegando no meio do rio.

A paisagem do sertão se revela como a metáfora do mundo, do infinito tornando-se a extensão do Universo natural, e o boi o símbolo do homem, da terra.

A peça transita no universo da oralidade, dos ritos, das cantigas e tradições. Encontrando nesses elementos a força do sagrado.

Amor Negado

Na noite de ontem [23], o espetáculo teatral “Amor Negado”, da Companhia Teatral Minotauro Ouvidor chamou a atenção da platéia pela trágica história, de um traficante que abandona a família.

De acordo com o administrador do teatro Tico Vilela, a chuva atrapalhou um pouco, mas cerca de 60% do público compareceu a peça.

O teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci” está localizado na Praça Coronel Moura, nº27 – Centro. Telefone: [14]3882-9004.

Serviços:

Dia 24 de julho

20h30:“Travessia” Inspirado em textos de Guimarães Rosa, com o Grupo Tecelagem.