19 JUN 2009
Primeira-dama participa de abertura dos Jori e encontro com Mônica Serra

A primeira-dama botucatuense Rachel Ferronato Cury esteve na última quinta-feira [18] em Itapetininga em um encontro das primeiras-damas das cidades participantes dos Jogos Regionais do Idoso [Jori] com a primeira-dama do Estado, Mônica Serra. Após a reunião que foi realizada no Centro do Atendimento à Melhor Idade [Ceami], todas as primeiras-damas foram ao ginásio Ayrton Senna para a abertura da 13º edição dos Jogos. Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Botucatu professor Antonio Carlos Pereira, e os assessores Simoni Cordeiro e Conte Jr.

“É muito importante conhecer as primeiras-damas do Estado, trocar idéias, experiências, falar sobre projetos”, disse Rachel.

Jori – De acordo com a Guarda Civil Municipal de Itapetininga, a abertura dos Jori reuniu mais de quatro mil pessoas. Além de atletas e primeiras-damas das 60 cidades participantes e a primeira-dama do Estado Mônica Serra, o evento contou com o Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Clauri Santos Alves da Silva.

“Os Jori é um trabalho pela saúde e qualidade de vida das pessoas da melhor idade. Vocês [atletas] são exemplos para as gerações mais jovens”, declara Clauri.

Para Mônica Serra, os Jori é uma festa e os atletas protagonistas. “Sem vocês atletas isso seria impossível. Uma política pública só é bem sucedida quando as pessoas se envolvem”, explica.

Entre os atletas botucatuenses, estava Ademar Bertoloni, 69, jogador da equipe de vôlei adaptado, que na manhã de quinta [18] venceu Tarumã e avançou à próxima fase. “É uma honra entrarmos no ginásio representando nossa cidade, todos os outros atletas”, disse.

Para a jogadora de buraco Lia Carvalho, é uma honra expandir o nome de Botucatu pela região.

Os Jori foram criados em 1997 pela Secretaria de Esporte e Turismo, hoje denominada Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo - em parceria com o Fussesp. A iniciativa tem por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde, além de resgatar a auto-estima dos idosos por meio do convívio social.

Os jogos acontecem em fases regionais, em 2008 reuniu 12.156 idosos. Para esse ano, a expectativa é de que haja uma nova superação e chegue a 13 mil participantes. Terminada a fase regional, os três primeiros classificados em cada modalidade participam do Jogo Estadual do Idoso [JEI], que acontecerá de 18 a 22 de novembro, em Piracicaba. Em Itapetininga são 2300 atletas.

Durante a solenidade, Rachel, Pereira e Moni juntaram-se à delegação botucatuenses nas arquibancadas.

Tabela de jogos, resultados e classificação: www.itapetininga.sp.gov.br/jori