09 JUN 2009
Escultor botucatuense e designer canadense se unem para transformar madeiras descartadas em móveis

Desde os 15 anos, o escultor e marceneiro José Godinho coleciona madeiras de casas de fazenda e estações ferroviárias demolidas. O material serviu de obra-prima para um sonho antigo do botucatuense: construir móveis e objetos reciclados.

Com parceria da designer canadense Cristina Covello eles confeccionaram durante dois meses uma linha de objetos sustentáveis, capazes de fortalecer uma rede local de fornecedores e produtores e de lidar com a questão do descarte.

A peroba rosa é a principal matéria-prima dos móveis e objetos criados pela dupla, que também jogam com as diferentes tonalidades produzidas por uma máquina inventada por Godinho para lavar o material. O artefato encantou a designer canadense, que veio ao Brasil em parceria com empresa Straat, que desenvolve projetos de design e difusão de conhecimento à cena comunitária e artesanal brasileira, com foco na inovação de processos e produtos. Seus programas de intercâmbio envolvem estudantes de design do Brasil, Holanda, Estados Unidos, Japão e Canadá, além de parcerias com empresas como Tok & Stok [SP] e grupos como o Droog Design.

“O ponto de partida era a busca de soluções para o descarte de resíduos sólidos da construção civil, que tem enorme impacto no meio ambiente, só na cidade de Botucatu, 40 toneladas por dia vão para o aterro sanitário”, diz a arte-educadora Silvia Sasaoka.

O resultado do trabalho da dupla pode ser visto, agora, em uma exposição no Museu de Arte Contemporânea, Itajahy Martins, em Botucatu, que será lançada nesta terça-feira, 09, às 19h30. A mostra pode ser visitada até o dia 27 de junho, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Esculturas de Zeca Godinho

MAC ITAJAHY MARTINS