28 MAI 2009
Prefeitura reafirma compromisso de Munícipio Verde

O Prefeito João Cury Neto assinou nesta quarta-feira, 27, a reafirmação do termo de compromisso com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente para o selo município verde, com o qual a cidade foi contemplada no ano passado. O documento foi assinado na cidade de São Manuel, onde foi realizado o curso de treinamento para interlocutores do Município Verde, promovido pelo Secretario Estadual de Meio Ambiente, Chico Graziano. O Secretário Municipal, Mário Rodrigues, e o assessor da coleta seletiva, Tarcísio Castro, participaram da capacitação para dar informações técnicas sobre o selo.

Para manter o prêmio, Botucatu necessita sofrer avaliações anuais, que inspecionam se a cidade ainda respeita os padrões que a possibilitaram conquistar o selo, como tratamento de esgoto, líxo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Mário Rodrigues, Botucatu ainda está com notas baixas no quesito educação ambiental e arborização urbana, mas as providências já estão sendo tomadas para que a cidade, que ocupa o 22° lugar no ranking paulista, mantenha ou suba de posição na lista dos municípios com selo. “ Estamos promovendo eventos ambientais, como Domingo no Parque, capacitando professores para que o meio ambiente seja discutido nas salas de aula e em Junho vamos começar uma grande campanha de doação de árvores, para fazer com que a população também ajude no plantio das mais de 35 mil mudas que pretendo plantar nos próximos 3 anos, explica o Secretário.

Apenas 44 cidades do Estado de São Paulo possuem a certificação de Município Verde, que pode atrair investimentos na área industrial e turística, além de facilitar a captação de recursos do Governo do Estado.