22 MAI 2009
Exposição de gravuras começa nesta sexta no Municipal

A partir desta sexta-feira, 22, vão estar disponíveis no saguão do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, diversas xilogravuras, gravuras em neolite e monotipias. As obras fazem parte da mostra itinerante A Gravura Coletiva do Grupo Dragão, que chega á Botucatu por meio de convênio entre SESI e Secretaria Municipal de Cultura.

O Grupo Dragão de Gravura nasceu da vontade em fazer gravura e dar a ela um caráter coletivo, levando-a para fora do espaço do ateliê e dos lugares tradicionais de visitação, ganhando ruas, muros, parques e feiras livres.

A idéia fundamental do grupo era gravar em conjunto e criar obras em que a autoria individual se perdesse, dando lugar a uma autoria coletiva.

O grupo iniciou suas atividades no projeto Lambe-lambe, promovido pelos espaços Coringa/Piratinga em São Paulo. Na época, seus integrantes criaram seis folhas de 96 x 76 cm, que juntas formavam um dragão, figura mítica que acabou dando nome ao grupo. Durante esta experiência de trabalho coletivo, os artistas participaram de vários eventos promovendo diversas ações gráficas nos mais diferentes lugares.

A Gravura Coletiva do Grupo Dragão

Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci