18 MAI 2009
Começa Semana de Luta Antimanicomial

A comemoração da Semana de Luta Antimanicomial começou hoje, segunda-feira [18], em diversas cidades do país. Em Botucatu, uma caminhada na Rua Amando de Barros deu início aos eventos. “Este dia [18 de maio] foi instituído a partir da necessidade de defender a manutenção da pessoa com transtorno mental em suas redes sociais”, explica a coordenadora em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Marli Santos Ribeiro.

“No entanto, para que isto seja possível, se faz necessária a implantação e a ampliação de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, tais como: CAPS, Hospitais-dia, Leitos Psiquiátricos em Hospital Geral, Emergência Psiquiátrica, Equipes de Saúde Mental Nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família, Residências Terapêuticas, Centros de Convivência, entre outros”, finaliza a coordenadora.

O Encontro da Luta Antimanicomial é promovido em parceria da Secretaria Municipal de Saúde – Equipe de Saúde Mental com a Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO; Associação Arte e Convívio; Centro de Atenção Integral a Saúde [CAIS] Prof. Cantídio de Moura Campos; Departamento de Enfermagem e Neurologia e Psiquiatria – FMB- Unesp; Hospital Dia – HC – Faculdade de Medicina da FMB – Unesp; Núcleo de Gestão Assistencial – NGA 11 Botucatu. Com o apoio do Conselho Regional de Psicologia – Sub-sede Bauru; Prefeitura Municipal de Botucatu; Malu Ornelas; Peagade Comunicações; Secretaria de Educação; Transportadora Sirene e SABESP.

Programação

8h30: CAMINHADA do Bosque à Praça Paratodos – Concentração às 8:00 na Praça do Bosque

18h00: Evento cultural [FMB]

19h00: Abertura [FMB]

19h30: Mesa Panorama da Atenção em Saúde Mental e os desdobramentos da Luta Antimanicomial

Maria Angela Gori Lima [Diretora Tecnica de Serviço de Saude DRSVI – Bauru]

Osvaldo Gradella Junior [UNESP-Bauru]

Exposição de trabalhos de usuários em Saúde Mental

LOCAL: Salão Nobre – Faculdade de Medicina - UNESP

19 de maio [terça-feira]

Oficina “Saúde Mental em Botucatu: desafios e perspectivas”

Participantes: profissionais da rede de serviços em Saúde Mental em Botucatu

LOCAL: Centro Municipal de Educação Permanente [CEMEP]

Praça Dom Luiz Maria de Santana, 176, centro.

“Esta oficina tem como objetivo reunir os profissionais da área para discutir a situação atual, as fortalezas, as fragilidades e as propostas para alcançar as melhorias necessárias”, explica Marli.