05 FEV 2009
Abertas as inscrições para o Simpósio Internacional em Estratégias de Mercado no Agronegócio

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Simpósio Internacional em Estratégias de Mercado no Agronegócio realizado na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, campus de Botucatu, de 25 a 27 de março de 2009.

Voltado para pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais do setor agropecuário, o Simpósio vai discutir as perspectivas e oportunidades de negócios relacionadas ao agribusiness no Brasil e no mundo, além de estratégias de marketing, novos mecanismos de financiamento, logística, certificação e rastreamento e mercados para vários segmentos agropecuários.

Estarão presentes palestrantes ligados a instituições como Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos [APEX], União Brasileira de Avicultura [UBA], Universidade do Tennessee [EUA], USP, BNDES, Ministério da Agricultura e Abastecimento, Universidade Federal de São Carlos, além da própria Unesp.

A palestra de abertura será proferida pelo ex-ministro da Agricultura e docente da Unesp, Roberto Rodrigues, que tratará das perspectivas para o agronegócio no Brasil e no mundo perante a atual crise econômica internacional.

A importância dos agronegócios na economia brasileira é incontestável: representa mais de 30% do PIB e, por, aproximadamente, 80% do saldo comercial. A crescente inserção internacional do agronegócios brasileiro, pelo alto nível tecnológico e vantagens comparativas, resultou ao país, a conquista de maior exportador mundial de açúcar, laranja, soja, frango, carne vermelha, café e fumo.

Segundo a professora Izabel Takitane, coordenadora do evento, a ampla discussão sobre as perspectivas do setor é fundamental para a manutenção e ampliação desse panorama. “O entendimento das estratégias de mercado, principalmente o internacional, as ações de instituições públicas e privadas, bem como os novos mecanismos de financiamento da produção, mercado de carbono, logística, a certificação e a qualidade do produto, são temas intrínsecos á busca de competitividade do agronegócios brasileiro”.

O evento é uma realização da Faculdade de Ciências Agronômicas, Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais [Fepaf] e Faculdade de Tecnologia de Botucatu [Fatec]. A coordenação está a cargo da professora Izabel Cristina Takitane, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial. São oferecidas 300 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.fca.unesp.br