Botucatu deve ter ainda no primeiro semestre de 2009 sua
primeira rodada de negócios voltada para a biotecnologia e o agronegócio.
Promovida pela Prospecta – Incubadora Tecnológica de Botucatu - a rodada tem
o objetivo de possibilitar às empresas incubadas vender ou licenciar as
tecnologias por elas desenvolvidas. “Teremos a presença de investidores,
bancos, representantes de empresas dos setores envolvidos que conhecerão o
que é desenvolvido pelas empresas incubadas”, explica Antonio Vicente da
Silva, gerente da Prospecta. Será a primeira rodada de negócios, nesses
moldes, que acontece em Botucatu. A data e o local da rodada de negócios
serão anunciados em breve.
A realização da rodada de negócios no município reflete os
ótimos resultados alcançados pela etapa botucatuense do programa Inc Par –
Incubadoras de Base Tecnológica em Parceria para o Desenvolvimento de Novos
Negócios – instituído pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério
da Ciência e Tecnologia [Finep].
Inc Par
O Inc Par é um programa que identifica, seleciona e elabora o estudo de
viabilidade técnica, econômica e comercial de idéias ou projetos de pesquisa
com potencial para serem transformados em empresas da área de tecnologia.
A Prospecta é uma das co-executoras do Inc Par juntamente com
outras quatro incubadoras instaladas em diferentes municípios paulistas. O
convênio com a Finep destina recursos da ordem de 670 mil reais e é
executado em duas frentes: a consolidação das empresas já incubadas e a
prospecção de novos negócios. E é justamente nessa segunda frente que
Botucatu vem se destacando.
Prevista para ser executada em dois anos, a frente de prospecção
de negócios teve início com duas rodadas em 2008. Na primeira, iniciada nos
primeiros meses do ano, foram inscritos 15 projetos e selecionados nove. Ao
longo de dez meses, uma empresa contratada pela Prospecta desenvolveu e
estruturou os planos de negócios desses nove projetos. Desses, quatro já se
tornaram empresas formais e duas já estão instaladas como empresas
residentes na Prospecta. Outras duas aguardam vaga.
Na segunda prospecção, realizada em meados de 2008, 25 projetos
foram inscritos e 15 selecionados para terem seus planos de negócios
desenvolvidos com o apoio da Prospecta. A seleção é feita por uma comissão
composta por representantes de áreas como biologia, administração, economia,
agronegócios e biotecnologia. É avaliado o potencial de inovação, o
potencial mercadológico e capacidade de geração de propriedade intelectual
etc. Os projetos selecionados nessa etapa terão seus planos de negócio
desenvolvidos até o final de 2009. “É importante ressaltar que todos os
projetos, com apenas uma exceção, são originários de tecnologias
desenvolvidas na Unesp de Botucatu”, salienta Antonio Vicente.
Segundo ele, com o plano de negócios nas mãos, o empreendedor
tem algumas opções como constituir o seu próprio negócio ou fazer a
transferência da tecnologia, seja um produto ou um processo, através de
venda de patente para uma empresa já estabelecida. “O ato de empreender é
nosso objetivo, ou seja, fazer com que o empreendedor tenha o seu negócio e
utilize a Prospecta como seu instrumento de consolidação”.
De acordo com Vicente, os números do Inc Par em Botucatu são
expressivos e colocam a cidade numa posição de destaque no que se refere à
geração de idéias e conhecimentos com potencial para serem convertidos em
novos negócios. “Enquanto nós prospectamos 25 projetos em Botucatu, houve
unidades da Unesp com mais docentes e mais programas de pós-graduação que
não geraram nenhum projeto”, conta. “Tivemos apoio de sucessivas direções da
FCA e da Fepaf, além do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unesp [NIT]. Foram
ações de diversas frentes que construíram esse cenário extremamente
favorável para o crescimento da Prospecta”.
Para colaborar com a consolidação das empresas a Prospecta
oferece estrutura física, apoio financeiro na produção de materiais de
divulgação, inscrições em seminários, participações em feiras, além de oito
consultorias fixas à disposição das empresas. “Disponibilizamos consultorias
de gestão administrativa e financeira; mercado; comunicação; comportamento
pessoal; gestão de qualidade; design; plano de negócios e, por fim,
prospecção de recursos” relata Vicente. “São instrumentos importantes que
ajudam a alavancar os negócios”.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA
Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF
imprensa@fca.unesp.br