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FEV
03
03 FEV 2009
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Prospecta vai realizar rodada de negócios em Botucatu
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Botucatu deve ter ainda no primeiro semestre de 2009 sua

primeira rodada de negócios voltada para a biotecnologia e o agronegócio.

Promovida pela Prospecta – Incubadora Tecnológica de Botucatu - a rodada tem

o objetivo de possibilitar às empresas incubadas vender ou licenciar as

tecnologias por elas desenvolvidas. “Teremos a presença de investidores,

bancos, representantes de empresas dos setores envolvidos que conhecerão o

que é desenvolvido pelas empresas incubadas”, explica Antonio Vicente da

Silva, gerente da Prospecta. Será a primeira rodada de negócios, nesses

moldes, que acontece em Botucatu. A data e o local da rodada de negócios

serão anunciados em breve.



A realização da rodada de negócios no município reflete os

ótimos resultados alcançados pela etapa botucatuense do programa Inc Par –

Incubadoras de Base Tecnológica em Parceria para o Desenvolvimento de Novos

Negócios – instituído pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério

da Ciência e Tecnologia [Finep].



Inc Par



O Inc Par é um programa que identifica, seleciona e elabora o estudo de

viabilidade técnica, econômica e comercial de idéias ou projetos de pesquisa

com potencial para serem transformados em empresas da área de tecnologia.



A Prospecta é uma das co-executoras do Inc Par juntamente com

outras quatro incubadoras instaladas em diferentes municípios paulistas. O

convênio com a Finep destina recursos da ordem de 670 mil reais e é

executado em duas frentes: a consolidação das empresas já incubadas e a

prospecção de novos negócios. E é justamente nessa segunda frente que

Botucatu vem se destacando.



Prevista para ser executada em dois anos, a frente de prospecção

de negócios teve início com duas rodadas em 2008. Na primeira, iniciada nos

primeiros meses do ano, foram inscritos 15 projetos e selecionados nove. Ao

longo de dez meses, uma empresa contratada pela Prospecta desenvolveu e

estruturou os planos de negócios desses nove projetos. Desses, quatro já se

tornaram empresas formais e duas já estão instaladas como empresas

residentes na Prospecta. Outras duas aguardam vaga.



Na segunda prospecção, realizada em meados de 2008, 25 projetos

foram inscritos e 15 selecionados para terem seus planos de negócios

desenvolvidos com o apoio da Prospecta. A seleção é feita por uma comissão

composta por representantes de áreas como biologia, administração, economia,

agronegócios e biotecnologia. É avaliado o potencial de inovação, o

potencial mercadológico e capacidade de geração de propriedade intelectual

etc. Os projetos selecionados nessa etapa terão seus planos de negócio

desenvolvidos até o final de 2009. “É importante ressaltar que todos os

projetos, com apenas uma exceção, são originários de tecnologias

desenvolvidas na Unesp de Botucatu”, salienta Antonio Vicente.



Segundo ele, com o plano de negócios nas mãos, o empreendedor

tem algumas opções como constituir o seu próprio negócio ou fazer a

transferência da tecnologia, seja um produto ou um processo, através de

venda de patente para uma empresa já estabelecida. “O ato de empreender é

nosso objetivo, ou seja, fazer com que o empreendedor tenha o seu negócio e

utilize a Prospecta como seu instrumento de consolidação”.



De acordo com Vicente, os números do Inc Par em Botucatu são

expressivos e colocam a cidade numa posição de destaque no que se refere à

geração de idéias e conhecimentos com potencial para serem convertidos em

novos negócios. “Enquanto nós prospectamos 25 projetos em Botucatu, houve

unidades da Unesp com mais docentes e mais programas de pós-graduação que

não geraram nenhum projeto”, conta. “Tivemos apoio de sucessivas direções da

FCA e da Fepaf, além do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unesp [NIT]. Foram

ações de diversas frentes que construíram esse cenário extremamente

favorável para o crescimento da Prospecta”.



Para colaborar com a consolidação das empresas a Prospecta

oferece estrutura física, apoio financeiro na produção de materiais de

divulgação, inscrições em seminários, participações em feiras, além de oito

consultorias fixas à disposição das empresas. “Disponibilizamos consultorias

de gestão administrativa e financeira; mercado; comunicação; comportamento

pessoal; gestão de qualidade; design; plano de negócios e, por fim,

prospecção de recursos” relata Vicente. “São instrumentos importantes que

ajudam a alavancar os negócios”.



ASSESSORIA DE IMPRENSA

Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu - FCA

Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais - FEPAF



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