19 JAN 2009
Botucatu recebe 'Expedicion Donde Miras'

A Secretaria de Cultura recepcionou na noite de domingo [18] a “Expedicion Donde Miras”, que partiu de São Paulo no dia 27 de dezembro e chegou até Botucatu depois de percorrer aproximadamente 1.100 quilômetros.

O grupo percorre diversas cidades promovendo Saraus de poesia com audiovisual, música, dança, teatro e performances, e surgiu de uma idéia de Binho Padial e Serginho Poeta, que tinham vontade de conhecer a América Latina. “Nós estamos tão próximos, mas não temos o contato com estes vizinhos. Daí partiu a vontade de criar a expedição e já estamos há um ano com o grupo”, comentou Binho.

O integrante falou também sobre a escolha de passar por Botucatu. “Fizemos uma pesquisa em São Paulo por onde o Rio Tietê passava e tivemos a curiosidade sobre a cultura Cururu e também da agricultura biodinâmica da Fazenda Demétria. Pudemos ver lugares bonitos no caminho e viemos nos limpando no rio depois de enfrentarmos todas as condições climáticas”, completou.

Nesta segunda-feira [19], a Expedicion Donde Miras retornou para São Paulo. “O grupo está estranho, com sentimento de perda, exatamente porque temos que voltar. Mas nossas atividades continuam toda segunda-feira no meu bar em São Paulo, em Campo Limpo, onde realizamos também o Sarau”, finalizou Binho.

Para Osni Ribeiro, secretário de Cultura, o evento foi positivo. “A palavra Sarau teve um apelo muito grande e reuniu bastante gente, o que me surpreendeu de forma positiva. O grupo sai sem saber o que vai encontrar pela frente, e este tipo de arte deveria ser usual, pena que é alternativa”, disse.

Confira abaixo os objetivos da “Expedicion Donde Miras”:

1. Descobrir as diversas atividades culturais existentes no caminho realizando pesquisas histórico-culturais, antes e durante o percurso.

2. Conhecer a cultura das cidades envolvendo os caminhantes, os artistas locais e a população em geral em atividades de resgate e valorização de sua história, seu espaço e sua cultura.

3. Promover espaços de intercâmbio cultural [saraus], com apresentações musicais, poéticas, exibições de filmes, apresentações teatrais e de dança, exposições fotográficas, plásticas, entre tantas outras manifestações e trocas que são possíveis nos Saraus contando com a participação dos caminhantes e dos artistas locais.

4. Registrar através de recursos literários [diários de bordo], audiovisuais e fotográficos as manifestações culturais encontradas e promovidas no caminho.

5. Disseminar o conteúdo artístico registrado durante a expedição.

Acompanhe o trajeto percorrido pelos andarilhos de São Paulo-Botucatu

27.12.08 – Saída São Paulo passando por Barueri e chegada a Santana do Parnaíba.

29.12.08 - Saída de Santana do Parnaíba e chegada a Pirapora do Bom Jesus.

31.12.08 - Saída de Pirapora do Bom Jesus e chegada a Cabreúva.

02.01.09 - Saída de Cabreúva e chegada a Itu.

04.01.09 - Saída de Itu e chegada a Porto Feliz.

06.01.09 - Saída de Porto Feliz e chegada a Boituva.

08.01.09 - Saída de Boituva e chegada a Tatuí.

10.01.09 - Saída de Tatuí e chegada a Cesário Lange.

12.01.09 - Saída de Cesário Lange e chegada em Porangaba.

14.01.09 - Saída de Porangaba e chegada a Bofete.

16.01.09 - Saída de Bofete – passagem pelas Três Pedras – chegada a Demétria.

18.01.09 - Saída da Fazenda Demétria e chegada a Botucatu.