12 MAI 2009
Saúde do Jd. Cristina faz campanha de próstata e coleta de Papanicolau

A unidade de Saúde do Jardim Cristina realiza nesse sábado [16] a campanha de próstata e de coleta de PCG [exame Papa-Nicolau]

A equipe da Saúde aproveita e vacina os idosos do bairro das 8h às 11h, no Mercadinho do Povo.

O exame de Papanicolau previne o câncer de colo uterino e deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo a cada três anos. Ele consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório.

É um exame simples, foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Todas as mulheres que são [ou que tenham sido em algum momento] sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente. A freqüência de realização do exame será estabelecida depois pelo médico, de acordo com os resultados.

Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero: início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade [ter tido vários filhos], antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.