07 DEZ 2023
Trânsito na região da Rodoviária tem adequações após chuva
Local está sinalizado. Motoristas e pedestres devem redobrar a atenção.
As fortes chuvas que atingiram Botucatu na noite de terça-feira, 05, danificaram duas pontes das três existentes no local. Apesar dos estragos, não houve vítimas em decorrência do alagamento e da queda das pontes na região da Rodoviária. As equipes da Prefeitura trabalharam intensamente durante toda a quarta-feira, 06, para realizar a limpeza, finalização e adequação no trânsito.

A SEMUTRAN informa que o fluxo de veículos não foi interrompido no local, apenas sofreu alterações. Das três pistas existentes, duas que seguiam sentido Avenida Vital Brasil – Centro, e uma sentido inverso, apenas uma foi desativada e outra sofreu inversão no sentido de direção.

Os motoristas que seguem sentido Avenida Vital Brasil – Centro deverão passar obrigatoriamente pela rua em frente a Rodoviária para seguir o fluxo, e no sentido oposto os motoristas devem utilizar a rua paralela ao rio, que teve inversão na mão de direção. A mesma orientação vale para os ônibus do transporte intermunicipal e coletivo de Botucatu que utilizam a Rodoviária como terminal de embarque e desembarque.

A SEMUTRAN sinalizou o local com pintura de solo e placas de orientação. Os motoristas devem respeitar a velocidade da via e se atentar a travessia de pedestres. Aos passageiros que utilizam o terminal rodoviário, o embarque continua ocorrendo normalmente nas plataformas.

Recuperação da área

Ainda ontem as equipes das Secretarias de Infraestrutura e Habitação e Urbanismo estiveram na região da Rodoviária para estudar um projeto para melhorar a drenagem e evitar futuras enchentes. No projeto, que ainda está em fase de estudo, as pontes danificadas não serão reconstruídas e o leito do rio receberá melhorias semelhantes as que estão sendo executadas no Rio Lavapés, como o alargamento do leito e limpeza da calha, além da construção de muros de gabião para a condução do fluxo de água.

A limpeza da ponte e do entorno começou ainda na quarta-feira, 06, e as obras de melhoria devem começar assim que o projeto técnico for finalizado.

Evite o local

A região onde está a Rodoviária de Botucatu é área de várzea da bacia do Córrego Água Fria, por isso recebe elevado nível de águas pluviais em dias de fortes chuvas.

A área já foi sinalizada pela Defesa Civil com placas e pela SEMUTRAN com proibição de estacionamento e o nível dos rios são monitoradas 24 horas por dia pela Defesa Civil do Município. Quando há fortes chuvas e possibilidade de alagamento, equipes da Defesa Civil e Prefeitura se mobilizam para fechar a passagem de veículos e evitar acidentes e danos.

A população deve evitar transitar pelo local em dias de fortes chuvas e jamais tentar atravessar a via caso esteja encoberta pela água.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.