10 NOV 2023
Prefeitura de Botucatu capacita profissionais da Educação em primeiros socorros em conformidade com a Lei Lucas
Iniciativa visa a segurança das crianças e a redução de riscos de acidentes nas escolas municipais.

A cidade de Botucatu, no interior do estado de São Paulo, está à frente da aplicação da “Lei Lucas” (Lei Federal nº 13.722), que determina a capacitação de profissionais que atuam nas escolas em Noções Básicas de Primeiros Socorros. Em uma parceria entre a Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde e a Faculdade de Medicina da UNESP, Departamento de Pediatria, 195 funcionários de 76 escolas municipais foram capacitados no primeiro treinamento.

O objetivo principal dessa capacitação é preparar educadores e funcionários para situações de emergência, reduzindo o risco de acidentes com os estudantes no ambiente escolar. Os participantes serão certificados e as escolas serão agraciadas com um selo que indica que possuem profissionais devidamente treinados, cumprindo as exigências da “Lei Lucas”.

O compromisso de Botucatu com a segurança nas escolas não é recente, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação investe em orientações sobre prevenção de acidentes desde 2009, antecedendo a legislação federal. Além do treinamento dos profissionais da educação, diversos projetos voltados para a segurança dos estudantes fazem parte da rotina da rede municipal:

•Projeto Crescer Seguro: Esse projeto, que atende em média um grande número de alunos da Educação Infantil mensalmente, visa promover um ambiente seguro e livre de acidentes.
•Suporte Básico de Vida: Em parceria com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu, são ministradas palestras sobre prevenção e primeiros socorros, ampliando o conhecimento da comunidade escolar.
•Bombeiro na Escola: Voltado aos alunos dos anos iniciais, esse programa fornece Noções Básicas de Primeiros Socorros e informações sobre a prevenção de acidentes, capacitando as crianças desde cedo.
•Programa Patrulha da Paz: Realizado pela Guarda Civil Municipal, em conjunto com o SAMU192, esse programa promove aulas diretamente com as crianças da rede municipal de Botucatu sobre prevenção de acidentes em geral.

A Secretária Municipal de Educação, Cláudia Gabriel, destacou que a formação em Primeiros Socorros vai muito além do cumprimento da lei. “O conhecimento adquirido nos torna aptos a prestar socorro imediato, podendo salvar vidas no ambiente escolar ou em qualquer outro lugar em que estivermos.”

A formação será realizada anualmente, atendendo às exigências da “Lei Lucas”, capacitando ou reciclando parte dos professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino de Educação Básica.

A cidade de Botucatu reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar das crianças e adolescentes, promovendo um ambiente escolar seguro e preparado para situações de emergência.