07 AGO 2023
Botucatu tem queda de 25% nos casos de Dengue
Número de transmissões regrediu em comparação com o ano passado, e mesmo assim a Vigilância Ambiental em Saúde segue com ações de bloqueio de criadouros e nebulização.
Enquanto municípios do Estado de São Paulo ainda sofrem com a transmissão da Dengue, Botucatu conseguiu reduzir no primeiro semestre de 2023 os casos de Dengue em 25% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Historicamente, a partir do mês de maio, há sempre uma queda acentuada nas notificações de casos positivos, mas em 2023, a transmissão da dengue segue sustentada pelos meses atípicos. E Botucatu vem combatendo firme o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e de outras arboviroses como a Chikungunya e Zika vírus, graças ao trabalho intenso e integrado dos serviços de saúde.

Portanto, a população botucatuense não pode baixar a guarda, para não ser surpreendida com aumento de casos de dengue num período em que os serviços de saúde já estarão sobrecarregados por enfermidades típicas dos meses mais secos e de temperaturas baixas.

“A Vigilância Ambiental em Saúde segue com ações de bloqueio de criadouros e nebulização, mas para continuarmos vencendo essa batalha contra a Dengue, precisamos da ajuda da população na eliminação das condições favoráveis à proliferação de mosquitos” comentou Valdinei Campanucci, Coordenador de Saúde.

Nesta semana, a Vigilância Ambiental em Saúde estará realizando nebulização com equipamentos costais e veiculares na Vila São Lúcio e Vila Santa Therezinha, Região Central, e Distrito de Vitoriana. Em 2023 já foram confirmados 191 casos de dengue.