06 JUL 2023
Campanha de vacinação contra a influenza segue até 31 de julho
Imunização está liberada para toda a população a partir dos 6 meses.
A Secretaria de Saúde de Botucatu continua trabalhando fortemente para ampliar a vacinação contra a influenza. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi mais uma vez prorrogada até 31 de julho, para ampliar a imunização geral da população e reduzir os casos de gripe no Município.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como foco principal imunizar crianças dos 6 meses aos 5 anos, idosos acima dos 60 anos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, além de trabalhadores da área da saúde e da educação. Porém, o Ministério da Saúde já liberou a imunização de toda a população a partir dos 6 meses para reduzir os casos graves de gripe e as internações.

Em Botucatu, 50% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário da Campanha já se imunizaram, porém a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% desta população.

Confira a cobertura vacinal de grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a 5 anos - 29,2%
- Idosos acima de 60 anos - 60,2%
- Gestantes - 54,2%
- Puérperas - 66,6%
- Trabalhadores da Saúde - 48,3%
- Trabalhadores da Educação - 39,3%

Onde se vacinar?

Para se imunizar contra a Influenza os interessados devem procurar uma das Unidades de Saúde de Botucatu de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas ou a Sala de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola (Rua Gaspar Ricardo, 181 - Vila dos Lavradores), das 18 horas às 21h30.

Para se vacinar basta levar a caderneta de vacinação e um documento pessoal (preferencialmente o CPF), para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação não é impeditivo para receber vacinas.

Recomenda-se o adiamento da vacinação caso apresente sintomas de gripe e se teve Covid-19 aguardar 30 dias do início dos sintomas.

Como se prevenir contra a gripe?

Durante os meses de março a setembro, nas estações de outono e inverno, são mais comuns os casos de Influenza (gripe), pois devido ao frio as pessoas permanecem mais próximas e em ambientes pouco ventilados, o que facilita a transmissão.

Assim, para prevenir a transmissão da gripe, bem como de outras doenças respiratórias, é fundamental reforçar as medidas de precaução e prevenção e a vacinação é uma das mais importantes.

Além da vacina, medidas simples podem evitar o avanço da gripe nos ambientes, basta haver o envolvimento de todos.

Os indivíduos com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, congestão nasal, dor no corpo e/ou cansaço) devem buscar atendimento em um serviço de saúde, para diagnóstico e tratamento adequado utilizando máscara e evitando a circulação em espaços públicos enquanto permanecer com sintomas.

Saiba mais em: Saúde alerta sobre os cuidados de prevenção e a importância da vacinação contra a Influenza (gripe) nesta época do ano.

Serviço:
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores