11 MAI 2021

Amplie sua percepção e entendimento - Curso gratuito em 7 encontros via Zoom

Temas das audições

-O canto medieval homofônico;

-A polifonia (surgimento das vozes e acordes) e sua evolução da Idade Média para a Renascença;

-Música coral renascentista a quatro vozes, música profana e religiosa;

-A sistematização do sistema tonal (acorde e suas funções) na época de Bach;

-O surgimento da ópera como drama musical no barroco e sua evolução até o romantismo;

-O coral a quatro vozes e os arranjos da MPB;

-O coral no século XX e XXI do Jazz à linguagem contemporânea.

Jorge Cisneros - Formado em Composição e Regência pela Unicamp. Violoncelista, compositor, arranjador e principalmente professor e regente de corais de jovens no Ensino Médio. Regente do Coral Vozes da Cuesta desde 2011.

Datas dos encontros 18 e 25 de maio e 1, 8, 15, 22 e 29 de junho, às 19h

CADA ENCONTRO DE DUAS HORAS TERÁ A SEGUINTE ESTRUTURA:

19h às 19h30 questões de afinação vocal, consciência rítmica e conhecimentos musicais básicos. Pequenos exercícios feitos individualmente em casa.

19h30 às 20h30 audições curtas comentadas através de explicações simples que dirijam a atenção do ouvinte. Interação e perguntas

20h30 às 21h escalas e acordes, círculo de quintas, série harmônica, música das esferas e outras ideias que desvendam a evolução da linguagem musical desde a pré-história em direção ao futuro. Dúvidas e contribuições dos participantes.

Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-aMAMP0KQ9cysw9Suz50Tyr3tK2iJ6oFDh1Fy_5rWw0urXw/viewform