21 OUT 2016
Servidores públicos municipais elegem novos membros da Cipa

Foi realizada no final da tarde desta quinta-feira (20), no Auditório Cyro Pires, a apuração das eleições para a formação da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Botucatu, que atuará ao longo de 2017. A eleição teve início no dia 6 deste mês e estiveram aptos a serem votados 14 servidores públicos municipais de diferentes setores e secretarias do Poder Público Municipal. Foram totalizados 1.232 votos.

Os oito servidores com maior número de votos, divididos entre titulares e suplentes para composição da Cipa, são os seguintes: Ana Iara Sanches (207 votos); Edmundo Barros (147 votos); Eliane Silva de Oliveira (126 votos); Michael Gustavo Cardoso (118 votos); Paulo Sérgio Couto (117 votos); Roberto Carlos Lourenço (88 votos); Cristiano de Oliveira (86 votos); e José Carlos Correa (55 votos).

“Agora esses nomes passarão por homologação para posterior nomeação oficial através de portaria. Em paralelo os novos cipeiros passarão por um curso de formação. O interessante é que na eleição deste ano tivemos a participação de muitos servidores que ainda tem pouco tempo de Prefeitura e se mostram bastante engajados”, avalia Marcos Rogério Alves de Campos , atual presidente da Cipa.

“O maior desafio do Cipa é criar uma cultura permanente de segurança do trabalho em cada um dos cerca de 2.400 servidores públicos municipais. Claro que contamos com a colaboração dos secretários e chefes de departamentos neste trabalho de conscientização e a parceria dos técnicos de segurança do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Mas se cada funcionário não incorporar essa mentalidade de prevenção, no seu dia a dia, não conseguiremos avançar para a redução dos acidentes no ambiente de trabalho”, complementa.

Sobre a Cipa
A Cipa orienta a Norma Regulamentadora nº 5 - NR 5 e tem como objetivo observar e relatar condições de riscos nos ambientes de trabalho. Tais medidas servem para reduzir, neutralizar ou até eliminar os riscos de acidentes, discutindo e encaminhando casos aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e a Administração.

Você pode procurar qualquer membro da CIPA para:
- orientações sobre prevenção de acidentes
- ocorrências de acidentes
- pedidos de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI/EPC)
- solicitações de consertos e reparos que ponham em risco a saúde do servidor
- sugestões

Mais informações: