19 JAN 2015
Botucatu registra caso positivo de raiva em morcego

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), em parceria com o Departamento de Zoonoses da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), confirmou nesta segunda-feira (19) o resultado positivo de exame para diagnóstico de raiva de um morcego encontrado no Distrito de Rubião Júnior, região Oeste de Botucatu.

Trata-se de um morcego insetívoro, ou seja, que se alimenta de insetos. Este é primeiro caso positivo de raiva em morcego deste ano na Cidade. Por este motivo cães e gatos da região de Rubião Júnior que não foram vacinados na última Campanha Antirrábica, realizada em novembro do ano passado, devem ser levados aos postos permanentes de vacinação para que sejam imunizados.

Os postos estão localizados na Secretaria Municipal de Saúde [Rua Major Matheus, nº 7 – Vila dos Lavradores] e no Canil Municipal [Av. Itália, s/nº - Lavapés]. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Segundo dados da VAS, na Campanha Antirrábica de 2014 mais de 20 mil animais foram imunizados. Deste total, pouco mais de 3,4 mil são da região Oeste.

Orientações
Em Botucatu, mais de 80% dos morcegos se alimentam de insetos ou frutas. Ainda assim, seres humanos e seus animais domésticos devem evitar contato com animais que podem morder caso se sintam ameaçados.

“Cães e gatos podem se infectar entrando em contato acidental com um morcego positivo. Por este motivo, manter os animais imunizados é de fundamental importância para que a doença não avance junto a animais e seres humanos”, explica o Diretor de Departamento em Planejamento em Serviços de Saúde, Rodrigo Iais da Silva.

A equipe da VAS orienta que ao encontrar um morcego caído a pessoa deve isolá-lo, colocando um balde ou caixa de papelão sobre o animal e imediatamente entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde pelo telefone 150 ou pelo plantão da Guarda Civil Municipal pelo telefone 199. Caso o morcego entre na residência, deve-se apagar as luzes, abrir as portas e janelas para que ele encontre a saída sozinho.

Em Botucatu o último caso de raiva em cães foi registrado em 1985.

Secretaria Municipal da Saúde
Rua Major Matheus, nº7 – Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3811-1100 / 150 (Vigilância Ambiental em Saúde)