16 DEZ 2014
Pontos de Entrega Voluntária para material reciclado são instalados no Jd. Peabiru, Jd. Aeroporto e Terminal Rodoviário

O novo contrato do Sistema Integrado de Limpeza Urbana de Botucatu prevê uma série de aperfeiçoamentos dentro do serviço, entre eles a coleta seletiva que está inicialmente atendendo a região Norte e progressivamente irá se expandir a outras regiões do Município. Enquanto isso não ocorre, a população poderá se utilizar de Pontos de Entrega Voluntária que funcionarão como reforço da coleta de materiais reciclados.

Nesta terça-feira (16) foram instalados os três primeiros PEVs nas seguintes localidades: Praça Olice Petricone [Avenida Conde de Serra Negra – Jd. Peabiru]; Rodovia Gastão Dal Farra [próximo ao posto de gasolina Santa Cecília – Jd. Aeroporto]; e na Praça em frente ao Terminal Rodoviário.

PEVs são contêineres com cerca de mil litros de capacidade, autoexplicativos, e com entradas para vidro, papel, plástico e metal. No total serão instalados 30 PEVs até 2015 em pontos estratégicos da Cidade como forma de preparar e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Para cada um deles também será reservado um dia da semana para que o material seja reciclado [veja abaixo].

“Em nenhuma cidade o serviço de coleta seletiva deve iniciar 100% pois a população precisa ser instruída e se acostumar a separar os materiais. Por isso estamos percorrendo os bairros fazendo essa educação ambiental. Vale lembrar que coleta seletiva não é um bota fora, ou seja, não irá recolher sofás, geladeiras ou outros materiais volumosos que não sejam vidro, papel, plástico e metal”, esclarece Fernanda Bernardi, chefe da divisão de Coleta Seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Outros três PEVs deverão ser instalados nos próximos dias nos seguintes locais: Chácara Vista Alegre [Rua Prof. João Roberto Pilan - próximo ao ponto de ônibus]; Parque Marajoara [Rua João Fabris - próximo à passarela]; e Jardim Tropical [Rua José Benedito Nogueira - próximo ao ponto de ônibus].

Mais informações
A coleta seletiva, bem como todos os serviços de limpeza pública, está sob a responsabilidade do Consórcio Botucatu Ambiental, formado pelas empresas Revita Engenharia S/A e Monte Azul Engenharia LTDA, que atende a população pelo telefone (14) 3813-1486. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas junto ao Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura pelo telefone (14) 3882-5507. A Divisão de Coleta Seletiva, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também pode ser acionada pelo (14) 3882-1290.

PEVs / dias de coleta
Jd. Peabiru / terça-feira