13 AGO 2014
Sebrae Botucatu promove discussão sobre Cadastro Ambiental Rural e o Novo Código Ambiental

Nesta quarta-feira (13), a partir das 17 horas, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu promove um evento informativo voltado a produtores rurais da região para detalhar aspectos relativos ao Cadastro Ambiental Rural, instrumento criado pelo Novo Código Ambiental. O ciclo de palestras, que ocorre na sede do Sebrae-SP em Botucatu (Rua Dr. Costa Leite, nº 1570) tem apoio da Prefeitura de Botucatu e da Coordenadoria de Assistência Técnica (Cati).

Criado em 2012, o Cadastro Ambiental Rural se tornou um instrumento governamental para o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Por meio do documento é possível quantificar e qualificar informações relevantes como delimitação de Áreas de Proteção Permanente, Reserva Legal, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, entre outros.

O objetivo do encontro é fornecer subsídios para que os empreendedores ligados ao agronegócio se adéquem às normas instituídas pelo Novo Código Ambiental. Professor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), Luiz Cesar Ribas, vai apresentar as oportunidades que a nova legislação traz aos produtores rurais e pecuaristas.

As particularidades do Cadastro Ambiental Rural serão esclarecidas em palestra ministrada por Maria José Brito Zakia, do Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais. Complementa a programação do encontro a apresentação do secretário de Meio Ambiente de Botucatu, Perseu Mariani, sobre o modelo de atuação de preservação ambiental do município.

Com população estimada superior a 386 habitantes, os dezoito municípios que compreendem a regional do Sebrae-SP de Botucatu reúnem 21.702. Desse total, mais de 5.600 empresas estão ligadas diretamente ao agronegócio.

Inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone (14) 3815-9020 ou os seuintes e-mails: anabrcl@sebraesp.com.br e flaviors@sebraesp.com.br. Para mais informações sobre o CAR, acesse o site www.car.gov.br.​

[informações assessoria de imprensa - Sebrae/SP]