24 JUL 2014
Botucatu participa de lançamento de projeto contra o racismo na infância

Botucatu participou no último dia 17 de julho da solenidade de lançamento do projeto "Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente na Promoção da Igualdade Racial” realizada pela ONG CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade, em São Paulo.

Na oportunidade, o Município foi representado pela assessora em Políticas Promoção da Igualdade, Conceição Vercesi, e o supervisor de Ensino da Secretaria de Educação, Wagner Codello. Também participaram do lançamento representantes do Conselho Nacional e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, OAB, Desembargadores, Juízes e Promotores da Vara da Infância e da Adolescência e Educadores das mais diversas organizações do Movimento Negro do Estado de São Paulo.

O projeto visa contribuir para que o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] e legislação correlata sejam utilizados na promoção da igualdade racial e no enfrentamento do racismo na infância, especialmente no ambiente escolar. Também fortalecer a atuação dos conselheiros tutelares e demais profissionais do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes com relação a este tema.

Na visão da assessora em Políticas Promoção da Igualdade, Conceição Vercesi, o projeto trará outros olhares para a problemática das questões de racismo e discriminação racial na infância e adolescência. “Ele visa difundir informações bem como sensibilizar sobre a natureza violenta da discriminação racial, o que caracteriza uma espécie grave de maus tratos contra crianças negras”, argumenta.