08 ABR 2014
Prefeitura reúne 1 mil pessoas em Anhumas e inaugura Subprefeitura

O Salão Paroquial de Anhumas reuniu no último domingo (6) cerca de 1 mil pessoas, que participaram da primeira edição do Prefeitura nos Bairros de 2014. O programa é uma realização da Prefeitura de Botucatu, por intermédio da Secretaria de Descentralização e Participação Comunitária e Secretaria de Governo.

Na ocasião também foi inaugurada a Subprefeitura do Distrito de César Neto, que leva o nome de Maria de Fátima Miranda Botelho. O local ainda inclui uma unidade do Acessa SP com 12 computadores e acesso gratuito à internet, biblioteca, posto dos Correios, espaços destinados às áreas da Assistência Social e Educação para atender toda a população da Baixada Serrana.

O líder comunitário e atual subprefeito da localidade, Nivaldo Pontes, destacou o empenho de toda a atual Administração Municipal em proporcionar melhorias constantes naquele distrito. “Hoje temos nossas estradas conservadas, a ambulância chega. E melhor: temos uma ótima e recém-inaugurada unidade de saúde, Correios, Ouvidoria, Centro Comunitário e oficinas de cultura. Hoje a população da baixada sente-se mais botucatuense do que nunca”, disse.

O prefeito João Cury destacou o empenho dos secretários dentro do Prefeitura nos Bairros, que é realizado desde 2013, passando por bairros como Vitoriana, Jardim Santa Elisa, Santa Maria, Rubião Júnior, Jardim Ciranda e Residencial Flora Rica. “É um programa importante para trazer a Prefeitura até as pessoas. Precisamos estar juntos da população para saber o que ela precisa e executar da forma mais eficiente”, declara.

Para o secretário municipal de Descentralização e Participação Comunitária, Paulo Sérgio Alves, o Prefeitura nos Bairros atende ao programa de governo e é essencial para a atual Administração. “Ouso dizer que Botucatu é a cidade com a maior quantidade de canais de participação com a população. A democracia direta acontece em Botucatu de forma real e verdadeira. Somos referência em todo o País”, avalia.

Serviços

No Prefeitura nos Bairros a população pode desfrutar de serviços relacionados à prevenção e tratamento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, hanseníase, tuberculose, DST/HIV, Acidente Vascular Cerebral (AVC), conjuntivite, e saúde bucal.

A ação ainda disponibiliza atividades educativas, sessão de quick massagem, conscientização e captação de doadores de sangue, corte de cabelos, atendimento jurídico, orientação profissional/vocacional, oficinas culturais, atrações musicais, doação de mudas e plantio de árvores, entre outros.

O chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu, Igor Inácio, destaca a importância do Prefeitura nos Bairros para a atuação do órgão. “A Justiça Eleitoral tem como premissa atuar nessa vertente de aproximação com a comunidade, de ir até o eleitor. Temos, nesse sentido, outros trabalhos em paralelo. Portanto, é muito válida para nós da Justiça Eleitoral participar dessa iniciativa”, avalia.

De acordo com ele, em cada edição do Prefeitura nos Bairros os funcionários do Cartório Eleitoral de Botucatu atendem em média 70 pessoas. “São 30 atendimentos, como transferências de títulos, e 40 (atendimentos) de tira-dúvidas, como o funcionamento do sistema de biometria, propaganda eleitoral, entre outros”, conta.

Parceiros

O programa Prefeitura nos Bairros é uma realização da Prefeitura de Botucatu e conta com parcerias da Câmara Municipal de Botucatu, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sabesp, Caixa Econômica Federal, Cartório Eleitoral, Justiça Federal, Hemocentro, Procon, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fundo Social de Solidariedade, Associação de Proteção aos Animais (APA), Instituto Embeleze, Café Tesouro, e Escola de Formação Profissional em Beleza (Efac).