03 DEZ 2013
POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Virada Inclusiva reúne entidades e escolas de Botucatu

Botucatu promoveu nesta terça-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a quarta edição da Virada Inclusiva, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com as prefeituras, conselhos da Pessoa com Deficiência, órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi o local escolhido para receber o evento, que reuniu outras entidades especializadas na atenção à Pessoa com Deficiência como a Associação dos Deficientes Físicos de Botucatu (Adefib), Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (Apape), Associação Arte e Convívio e Espaço São Micael.

Unidades que trabalham a educação inclusiva em Botucatu também estiveram presentes como a Escola Especial Nair Peres, Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (Nape) e o Centro de Integração de Educação Especial para Jovens e Adultos (Cieeja), vinculadas à Secretaria Municipal de Educação.

Na oportunidade, apresentações de dança, música, arte e cultura contagiaram o público presente. Muitas executadas por alunos das próprias entidades e escolas do Município.

Obras e ações
Paulo Malagutte, assessor especial da Acessibilidade e Inclusão Social, salienta que ações desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil, pelos governos e por parcela do setor privado, tem provocado uma melhora nas condições de vida desta população. Para Botucatu, ele também enxerga um cenário bastante otimista para os próximos anos.

“Em 2014 deverão ser inaugurados os centros de inclusão tecnológica e esportiva ao lado do Ginásio Municipal, além do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, às margens da Rodovia Marechal Rondon. A Prefeitura de Botucatu também trabalha na implantação de projeto que prevê criar condições de acessibilidade nas ruas do Centro da Cidade; chegar a 100% da frota do transporte coletivo adaptada com elevadores [hoje está em 95%]; e aplicar um censo municipal em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência com o objetivo de traçar novas ações e investimentos à população com algum tipo de deficiência”, informa.

Passeio Inclusivo
Dentro das atividades que precedem a Virada Inclusiva, foi realizado no último sábado de novembro (30) um Passeio Inclusivo que permitiu pessoas com deficiência desfrutarem as belezas naturais de Botucatu e região. A atividade foi promovida pela Assessoria em Políticas de Inclusão Social, Subsecretaria Municipal de Turismo e os Jipeiros da Cuesta (Jipe Clube de Botucatu).

O passeio reuniu cerca de 20 pessoas, entre alunos de entidades que trabalham com deficiência e familiares. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a Rampa de Voo Livre, com uma maravilhosa vista para a Cuesta; passar pelo Sítio Bela Vista, onde degustaram um café da manhã; e finalizar o passeio na Estância Jacutinga, local para almoço e descanso de todos.

“Tivemos a oportunidade de oferecer a este grupo um dia diferente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, promover sua inclusão social, educacional, profissional, valorizando suas potencialidades. É de grande importância que façamos frequentemente estes circuitos, pois essas oportunidades de lazer promovem o bem estar, enriquecimento cultural e contribui para o desenvolvimento destas pessoas”, diz Tereza de Jesus Vasques, supervisora de eventos e atividades turísticas da Subsecretaria de Turismo da Prefeitura de Botucatu.

Esta foi a segunda vez que a Prefeitura de Botucatu, em parceria com os Jipeiros da Cuesta, promoveu tal ação junto a pessoas com deficiência. Ela faz parte do projeto Botucatu Terra da Aventura.

A deficiência em números
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela ONU em 1981, ano de marcado pelo início das discussões sobre a implantação dos planos nacionais que tinham como pontos centrais a equiparação de oportunidades, a reabilitação e prevenção das deficiências.

Atualmente mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência, dentre as quais cerca de 200 milhões possuem dificuldades consideráveis.

Em Botucatu, segundo dados do IBGE de 2010, cerca de 24% (32.754) do total da população local (127.328) possui alguma característica que resulta em determinada restrição de acesso ou mobilidade. Dentre estas, estão pessoas com dificuldade de locomoção, defasagem sensorial e pessoas com algum tipo de deficiência.

DEFICIÊNCIA VISUAL (11%)
Não consegue de modo algum: 362