09 SET 2013
Prefeitura inaugura iluminação e garante concha acústica ao Parque Municipal

Um novo espaço para eventos de Botucatu. Este é o cenário traçado pela Prefeitura de Botucatu para o Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, no Jardim Paraíso. Na noite do último sábado (7), durante a 19ª Feira do Verde, o prefeito João Cury Neto inaugurou oficialmente o sistema de iluminação do local.

O Poder Público Municipal investiu R$ 60 mil para a colocação de 16 postes e mais de 20 luminárias com lâmpadas vapor metálico (luz branca) de 250 watts. A iluminação abrange a grande área verde de entrada do parque e o entorno do lago, construído em 2012.

Na oportunidade, o prefeito João Cury ainda anunciou que irá liberar recursos da ordem de R$ 150 mil para a construção de uma concha acústica no parque municipal. “A iluminação já mudou a cara do parque, que será sempre aberto para eventos como a Feira do Verde. Agora estamos autorizando recursos para o projeto da concha acústica apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente para que a gente possa ter um espaço agradável para música, teatro e dança à população”, destaca.

Poupatempo Ambiental e Centro Receptivo
Além do lago, iluminação e concha acústica, o Parque Municipal receberá a construção do Poupatempo Ambiental e Centro Receptivo, ambos em processos finais para abertura de licitação. A intenção da Prefeitura de Botucatu é que as obras sejam iniciadas ainda neste ano e caminhem simultaneamente para conclusão em dez meses.

O Poupatempo Ambiental será o primeiro de São Paulo e está avaliado em R$ 1,3 milhão, com investimento do Governo do Estado. Ele unificará os serviços ambientais em um único espaço, como a Secretaria do Meio Ambiente, a Agência Ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o Instituto Florestal, a Fundação Florestal, Guarda Civil Ambiental e posto da Polícia Ambiental.

A implantação permitirá o fornecimento de programas e eventos voltados à educação e interpretação ambiental para a população, escolas e entidades, facilitará a oferta de serviços de licenciamento ambiental e integrará as unidades de fiscalização.

O Centro Receptivo será uma grande estrutura que inclui a construção de anfiteatro, portaria, lanchonete e sanitários. O Ministério do Turismo destinará R$ 600 mil e o Poder Público Municipal dará contrapartida de R$ 54 mil.

Feira do Verde
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mais de 8 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal durante dos três dias de Feira do Verde. Além da exposição de plantas ornamentais, produtos, serviços e cursos ligados à paisagismo e meio ambiente, o evento proporcionou ao público apresentações artísticas, trilha monitorada pelo parque, praça de alimentação e brinquedos às crianças.

“Isso mostra que o Parque Municipal tem essa vocação para eventos, de atrair famílias. A estrutura montada agradou os expositores que comercializaram tudo o que trouxeram para a Feira do Verde deste ano”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani.

Sobre o Parque
O Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros ocupa uma área aproximada de 10 hectares, no Jardim Paraíso, região Norte de Botucatu.

O local é um espaço natural para lazer e eventos, como programas periódicos de educação ambiental como o Domingo no Parque. Também proporciona melhoria do clima e conservação de recursos naturais em plena área urbana.

A mata nativa preservada é de transição entre cerrado e mata atlântica. Abriga diversas espécies vegetais, uma fauna rica em pássaros, trilha ecológica, além de ser uma área de nascentes d’água.

Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros
Rua Dr. José Barbosa de Barros, s/nº - Jardim Paraíso