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JUL
23
23 JUL 2013
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Mutirão de atendimento à população mobiliza prefeito e secretários
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As solicitações de agendamento para audiências com o prefeito João Cury Neto, formuladas pela população e que ficaram represadas no primeiro semestre foram todas atendidas na última sexta-feira (19), em um grande mutirão que se estendeu das 8 às 17h30 e mobilizou todo o governo. O atendimento aconteceu nas dependências da EMEF “Dr. Cardoso de Almeida”. 
 
O contato direto com o prefeito e seus secretários permitiu à população encaminhar as mais variadas demandas, apresentar sugestões e discutir questões importantes para a comunidade, além de buscar apoio do poder público para a solução de problemas como a inserção no mercado de trabalho. 
 
E foi justamente a busca por emprego a situação mais recorrente e que chamou atenção do prefeito. “Fomos procurados por pessoas bem qualificadas que precisam de emprego. E outros que ainda não têm qualificação e temos que trabalhar para qualificá-los. Conseguimos fazer vários encaminhamentos e acredito que algumas pessoas vão conseguir emprego rapidamente porque o perfil se encaixa com aquilo que temos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Em outras situações a prefeitura pode servir como interlocutora, buscando as empresas que eventualmente possam ter interesse em determinado currículo. A Prefeitura talvez não gere imediatamente o emprego mas é um meio de poder aproximar a pessoa de um possível empregador. Isso eu faço com maior prazer. Não prometo que consigo, mas prometo que corro atrás. Temos que valorizar quem quer trabalhar”, comenta João Cury. 
 
Satisfeito com a oportunidade de aproximar ainda mais a equipe de governo da população, o prefeito classificou de ‘excelente’ o mutirão, mas ressaltou que outros mecanismos têm sido usados com sucesso para que a sintonia fina entre os interesses da comunidade e as ações do poder público possam ser preservadas. 
 
“A gente atende muita gente todo dia, mas muita coisa vai ficando na agenda. Tem sempre um momento para olhar para essa situação, limpar a fila e atender aquelas pessoas que, por algum motivo, tiveram que esperar. Mas é importante deixar claro que a participação popular, a possibilidade de dar voz à população é uma obsessão desse governo. Temos outras iniciativas como o programa Prefeitura nos Bairros, as assembleias do Orçamento Participativo, as reuniões nos bairros que fazemos com as associações de moradores. Quando o governo se encastela é ruim. Governo tem que estar próximo da população. É de igual para igual. Estamos aqui para servir o povo”, enfatiza.
 
Esse contato direto com a comunidade também serve para deixar claro que as portas da prefeitura estão abertas e existem os mais variados canais para que os cidadãos possam se manifestar e encaminhar as mais diversas demandas ao poder público. 
 
“Havia gente descrente de que pudesse ser atendida ou que seu pleito seria encaminhado. Isso mostra o quanto é importante ser acessível. A população não aceita mais prefeito de gabinete. Hoje demos encaminhamento e resolvemos vários problemas. Isso nos deixa muito animados, nos revigora, nos fortalece e dá sentido para a vida pública. Quando temos o contato direto com o povo, ouvimos as suas angústias, seus sonhos. Foi um dia de revigoramento, de ouvir boas ideias. Na medida em que ouve, o governo se permite receber boas propostas para transformá-las em políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, conclui Cury. 
 
Depoimentos - Celina Técchio, que estava em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho, destaca que o atendimento com o prefeito foi muito importante para conhecer os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Botucatu. “Foi muito importante esta conversa pessoalmente com o prefeito. No mesmo momento já fui cadastrada pelo PAT e agora vou saber de todas as vagas de emprego disponíveis na Cidade e em qual área posso me encaixar melhor”, comenta.
 
Eduardo Fernandes de Oliveira, proprietário de uma chácara, pediu em seu atendimento melhorias na estrada rural da região da Fazenda MAC e solicitou a ronda da Patrulha Rural no local. “O atendimento foi ótimo. O prefeito tem que continuar realizando este procedimento ficando cada vez mais próximo da população. Saí da reunião com uma resposta imediata que o início das obras está programado para 40 dias e será realizada a melhoria em pouco mais de dois quilômetros da estrada rural”, relata.
 
O jardineiro Hamilton Gomes da Silva, morador do bairro 24 de Maio, explica que o atendimento possibilitou que sua solicitação fosse atendida rapidamente. “Para mim o atendimento foi muito bom, pois eu fiz um curso de jardinagem e precisava abrir uma empresa para poder realizar meus serviços. Então, na sexta-feira mesmo o prefeito já me encaminhou ao ISS para abrir o Micro Empreendedor Individual (MEI), além de fazer meu cadastro na Prefeitura para que eu possa, futuramente, também ter a possibilidade de prestar serviços ao Poder Público”, comenta.

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