24 MAI 2013
HABITAÇÃO
Prefeito firma novas conquistas à habitação de Botucatu, junto ao Governo do Estado

O prefeito de Botucatu João Cury Neto esteve reunido com o secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, na manhã desta quinta-feira (23), no escritório regional do Sebrae. Na oportunidade, outros 36 prefeitos da região também foram atendidos e apresentados às políticas habitacionais do Estado, que podem ser executadas em parceria com os municípios paulistas, a fim de minimizar os problemas habitacionais e viabilizar a contratação de novas moradias.

Durante a conversa com o secretário Silvio Torres, o prefeito João Cury, ao lado do secretário municipal de Habitação, José Carlos Broto, obteve resposta positiva para a viabilização de uma área de lazer a ser construída no Conjunto Habitacional “Amando de Barros Sobrinho” [Predinhos do CDHU], na Vila Cidade Jardim. O investimento previsto para esta obra é de R$ 300 mil.

Também foi garantido a Botucatu o complemento de R$ 10 mil, via programa “Casa Paulista”, do Governo Estadual, para a construção de mais 1.200 casas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, que disponibiliza cerca de R$ 70 mil por unidade habitacional.

“Assim teremos cerca de R$ 80 mil para a construção de cada uma das 1.200 moradias voltadas a famílias com renda até três salários mínimos. Ainda estamos analisando as áreas, mas com esse sinal do Governo do Estado conseguiremos zerar o déficit habitacional na camada mais carente”, destaca o prefeito.

Mais 237 casas
Na ocasião, João Cury informou ainda ao secretário do Estado o estágio que se encontram três projetos para a construção de 237 casas populares através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Um deles é o Vila Dignidade, que prevê a construção de 16 unidades habitacionais no Conjunto Habitacional Humberto Popolo (Cohab 1). A licitação foi recentemente vencida pela Construtora 3D ao valor de R$ 1.555.000,00. “O Vila Dignidade é voltado a idosos, com toda acessibilidade e segurança. As obras devem iniciar em julho próximo”, informa o prefeito.

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, mais 71 moradias serão construídas no Distrito de Rubião Júnior. O projeto, avaliado em pouco mais de R$ 4,3 milhões, ainda está em fase de licitação, prevista para ser encerrada em 18 de junho próximo.

A Secretaria de Habitação de Botucatu também providencia a regularização de terrenos para a construção de 150 casas entre a Rodovia Alcides Soares e Avenida Conde de Serra Negra, em frente ao Residencial Arlindo Durant, empreendimento este que deve superar os R$ 9 milhões em investimentos.

Alternativa a pescadores e regularização de lotes
Outra preocupação levantada durante o encontro com o secretário estadual da Habitação foi em relação à situação de moradia dos pescadores no Porto Said, às margens do Rio Tietê. “Nos foi passado que há um Programa Nacional de Moradia Rural no qual tem participação conjunta do Governo Federal e Estadual para a construção de moradias em casos como os destes pescadores, que hoje vivem de maneira precária. Nossa intenção é buscar uma alternativa para essa comunidade, e talvez esse programa possa ser uma solução”, comenta Cury.

Em parceria com o Governo do Estado, através do programa estadual “Cidade Legal”, o Poder Público Municipal também tem viabilizado a regularização de imóveis. “Estamos em fase final de regularização de 154 lotes do loteamento Residencial Jardim Vitoria II, localizado no Distrito de Vitoriana”, informa o secretário municipal de Habitação, José Carlos Broto.