23 MAI 2013
HABITAÇÃO
Mais 132 famílias assinam contrato para construção de casas no Jd. do Bosque

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, em parceria da Caixa Econômica Federal e Pacaembu Construtora, promoveu na tarde de quarta-feira (21), no Ginásio Municipal “Dr. Mário Covas Júnior”, a assinatura dos contratos do “módulo 2” do Residencial Jardim do Bosque, em construção às margens da Rodovia Gastão Dal Farra, entre os residenciais Santa Maria e Maria Luiza, região Sul da Cidade.

O evento foi acompanhado pelo prefeito de Botucatu, João Cury Neto; secretário municipal de Habitação, José Carlos Broto; presidente da Câmara Municipal, Ednei Lázaro da Costa Carreira; além do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Nelson Antonio Calsavara.

Com a formalização deste segundo módulo, está garantida a construção de mais 132 residências que se juntam às 198 unidades contratadas em março deste ano. Assim, inicialmente, contabilizam-se 330 casas neste novo bairro. Mas a previsão da Secretaria Municipal de Habitação é que sejam construídas no Jardim do Bosque um total de 880 novas moradias.

Com 43,74 m² de área construída, as unidades do Jardim do Bosque contarão com uma sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. Os imóveis são entregues com laje, banheiro azulejado e piso cerâmico em todos os compartimentos – exceto a área de serviço.

Cada unidade habitacional terá o valor de R$ 89.500, com financiamento junto à Caixa Econômica Federal em até 360 meses. O empreendimento é voltado a famílias de três a dez salários mínimos.

O Jardim do Bosque é mais um empreendimento dentro do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, que surge para diminuir ainda mais o déficit habitacional que se acumulou em Botucatu após anos sem investimentos e uma política pública voltada ao assunto.

Na oportunidade, o prefeito João Cury Neto enalteceu as parcerias com a Caixa Econômica Federal, Construtora Pacaembu e Câmara Municipal, e o foco que a atual Administração Municipal tem dado à habitação.

“A Prefeitura abriu mão de arrecadar ISS [Imposto Sobre Serviço] e IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] na construção das casas justamente para que o valor delas caia e as famílias com menor renda, principalmente àquelas na faixa de zero a três salários mínimos, pudessem aderir ao programa. Por outro lado, a construção de casas em Botucatu tem gerado uma corrente do bem no qual movimenta as empresas de comércio e serviços e que consequentemente precisam de mais mão de obra, gerando assim emprego. Ou seja, a construção de casas também tem um fator social muito importante, no qual a Cidade toda ganha”, argumenta.

Política habitacional
De 2009 a 2012, a nova política habitacional implantada pela Prefeitura de Botucatu foi responsável pela viabilização de 1.434 novas moradias populares e, consequentemente, o surgimento de três novos bairros: Santa Maria, Flora Rica e Maria Luiza.

Além das 330 casas do Jardim do Bosque, já foram lançadas outras 499 unidades do Residencial Caimã, em construção no Distrito de Rubião Júnior, e 274 moradias do Residencial Jatobá, que serão construídas próximo ao bairro Convívio. Totalizam-se assim, 1103 unidades habitacionais contratadas nos primeiros quatro meses de 2013.

Uma das vertentes da Administração Municipal, através da Secretaria da Habitação, é estabelecer parcerias e criar condições para a concretização de novos empreendimentos que levem à construção de moradias populares em Botucatu. A meta é entregar 3 mil novas unidades até 2016.