22 MAI 2013
HABITAÇÃO
Prefeito de Botucatu tem encontro com secretário estadual da Habitação, nesta quinta (23)

O secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, estará nesta quinta-feira (23), em Botucatu, para atender os prefeitos da região e apresentar as políticas habitacionais do Estado, que podem ser executadas em parceria com os municípios paulistas, a fim de minimizar os problemas habitacionais e contratar novas moradias para as cidades.

A proposta é agilizar o processo de atendimento e ajudar as prefeituras nas soluções habitacionais. O encontro será realizado no escritório regional do Sebrae em Botucatu. O prefeito João Cury Neto será o primeiro a ser atendido a partir das 9h30.

Além dos programas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), já conhecidos pelos prefeitos, o secretário Silvio Torres apresentará os novos programas habitacionais da Casa Paulista – agência de fomento habitacional criada, em setembro de 2011, pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a oferta de moradias, por meio de parcerias públicas e privadas, e captar recursos.

Entre os programas anunciados estão: Lotes Urbanizado e Próprio; linha de crédito para mutuários da CDHU reformarem e ampliarem suas moradias; e o programa de parceria com os setores públicos e iniciativa privada, para construção de unidades habitacionais.

Também será anunciado o programa que ajuda os municípios com até 100 mil habitantes a comprarem terrenos para construção de moradias populares. O Governo do Estado repassará R$ 2 mil por unidade, a fundo perdido, para aquisição das terras, uma das maiores dificuldades das prefeituras para construção de moradias populares. Cada prefeitura poderá construir 200 moradias dentro dessa modalidade.

Ainda será abordado o programa “Cidade Legal” para a regularização de imóveis. A Secretaria de Habitação irá assessorar e auxiliar as prefeituras na regularização de núcleos habitacionais de interesse social. Com a escritura do imóvel registrada em cartório, o cidadão tem acesso ao mercado formal e ao crédito, além da garantia de poder transferir ou deixar a propriedade para a família.

Cidades participantes do encontro
Águas de Santa Bárbara